segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dessalinizadores: Equipamento Reduz Efeitos Da Seca No RN.

Com Os 125 Dessalinizadores Existentes No RN Funcionando Plenamente, Garantem Água De Boa Qualidade Para Pelo Menos 35 mil Pessoas, Diariamente.
                      No Rio Grande do Norte, milhares de pessoas que sofrem com a estiagem já não dependem da chuva para matar a sede. Em 139, dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, em 2012 não choveu em quantidade suficiente para a plantação. “É tudo morrendo, minha filha, tudo secando, mulher, é uma tristeza, né?”, conta uma senhora.
                      Muitos rios e barragens estão secos em lajes, na região central. Faz dois anos que um açude não enche. Carros-pipa abastecem 72 comunidades rurais em todo o estado. Nas que ficam mais distantes e são de difícil acesso, a solução para enfrentar a seca está no subsolo, mas a água que a perfuratriz encontra, a 40 metros de profundidade, e chega à superfície puxada por bombas, é salgada demais. “As águas dessa região ficam em uma região de cristalino, geralmente, as águas são salobras porque elas ficam acumuladas na terra bastante tempo e termina pegando a salinidade das rochas”, explica a técnica da secretaria de Meio Ambiente, Dilma Lucas. 60% do território potiguar são formados por rochas de um tipo específico, o que deixou de ser problema com a instalação de equipamentos como o dessalinizador, que tem manutenção simples. “Eu citaria algumas vantagens como a simplicidade, a robustez do equipamento e a fácil manutenção e operação pela própria comunidade”, enumera o professor da UFERSA, Nildo da Silva Dias.

                               Dos 125 dessalinizadores administrados pelo estado, 100 estão funcionando plenamente. Isso significa que pelo menos 35 mil pessoas já podem contar com água de boa qualidade para o consumo diário. Água que no local abastece 70 famílias, no estado são 500 equipamentos, 75 mil pessoas beneficiadas. “A água do açude e cacimbão é barrenta, como você sabe, nunca é limpa como a daqui, né? O dessalinizador com certeza é a melhor solução para mim”, fala a dona de casa Dalvanete Costa da Silva. “Que chova ou que não chova, a água está aqui bem pertinho do pessoal e assim o pessoal fica satisfeito”, comemora o presidente da associação comunitária Manoel Bezerra da Silva. G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário