quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vaqueiros do Seridó.

Byreçá Foto Potiguar Promoverá  Exposição Sobre Tradições do RN No Mês Da Fotografia (agosto).
                   Com exposição marcada para o “Mês da Fotografia” no Solar Bela Vista, em Natal, o grupo Byreçá Foto Potiguar, apresenta um conjunto de belíssimas fotos cujo tema será “Vaqueiros Tradicionais do Seridó/Fragmentos de uma Tradição”.
                 A exposição, que entra em cartaz de 9 a 25 de agosto, é parte de uma série de documentação intitulada Ensaios Potiguares de Fotografia. O primeiro projeto dessa série chama-se Vaqueiros Tradicionais do Seridó e, como primeiro resultado deste projeto, tem a série que será exibida, Fragmentos de uma tradição, que faz um registro do cotidiano desses personagens, os elementos de sua cultura e o ambiente onde desenvolvem sua atividade. Durante cerca de um ano, os fotógrafos Alex Fernandes e Pablo Pinheiro, membros do coletivo (que conta ainda com Tiago Lima), visitaram o município de Acari, na região do Seridó, para compor o ensaio.
                 Segundo os autores, o Seridó escolhido como cenário desse documentário fotográfico em função de sua natureza agreste, peculiar, na qual a tradição vaqueira ganha contornos icônicos, nas vestimentas, nos instrumentos de lida e nas práticas tradicionais, tais como a “apartação”, os “derrubadores” e o “arrebanho”.
                Inaugurado no começinho deste ano, o Byreçá ainda está em processo embrionário, explica Alex Fernandes, fotógrafo carioca que vive na capital potiguar. O nome escolhido para batizá-lo vem da língua tupi. Trata-se da junção de byr (levantar-se, erguer-se) e eçá (ver, olhar).



Vaqueiros Tradicionais do Seridó - Fragmentos de uma Tradição.
Onde: Solar Bela Vista
Av. Junqueira Aires, 417 – Cidade Alta – Natal
De 09 a 25 de agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário