domingo, 22 de julho de 2012

Arcebispo De Natal, Dom Jaime, Recebeu o Pálio (Que Significa Responsabilidade Sobre Os Fiéis Que Lidera), Das Mãos Do Papa. Lidiane e Luciana (Filhas De Dr. Bezerra), Foram a Roma Acompanhar a Cerimônia.
                  Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal, recebeu em Roma, juntamente com sete arcebispos metropolitanos brasileiros, o Pálio (colarinho simbólico), das mãos do Papa Bento XVI. A solenidade dos Apóstolos de Pedro e Paulo, que aconteceu na Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde se reuniram arcebispos de todo o mundo católico (oito brasileiros). “O rito vai permanecer substancialmente o mesmo”, diz a nota, “porém este ano, seguindo uma lógica de desenvolvimento na continuidade, foi decidido simplesmente mover de lugar o próprio rito, que agora será realizado antes da celebração eucarística”, informa a Santa Sé.
               Este ano, “o rito vai permanecer substancialmente o mesmo”, diz a nota, “porém este ano, seguindo uma lógica de desenvolvimento na continuidade, foi decidido simplesmente mover de lugar o próprio rito, que agora será realizado antes da celebração eucarística”.A modificação foi aprovada pelo Santo Padre pelos seguintes motivos:“1. Para tornar o rito mais curto. A lista dos novos arcebispos metropolitanos será lida imediatamente antes da abertura da procissão da entrada e o canto de “Tu es Petrus ” não fará parte da celebração. O rito do Pálio terá lugar logo que o Santo Padre chegar ao altar.2. Para garantir que a celebração eucarística não seja “interrompida” por um rito de um tempo relativamente longo (o número de arcebispos metropolitanos agora é de cerca de 45 por ano), o que poderia tornar a participação atenta e enfocada na Missa mais difícil.3. Para fazer o rito de imposição do pálio mais de acordo ao “Cerimoniale Episcoporum”, e para evitar a possibilidade de que, sendo após a homilia (como aconteceu no passado), possa ser interpretado como um rito Sacramental. Na verdade, os ritos que ocorrem durante uma celebração eucarística após a homilia, são normalmente ritos sacramentais: "o Batismo, a Confirmação, a Ordem, o Matrimônio e a Unção dos Enfermos. A imposição do pálio, por outro lado, não é de natureza sacramental”.
               Esta honraria é uma espécie de colarinho e tem como significado, a responsabilidade para com o pastoreio. "Tem um significado profundo que representa a graça, o papel, a missão do arcebispo", disse Dom Jaime.
              Dom Jaime viajou com uma comitiva de mais de 30 pessoas, entre elas, Dom Matias, Dom Heitor Sales, Dom Antônio Muniz, padres, fiéis, amigos e parentes, entre os parentes, Lidiane e Luciana (filhas de Dr. Bezerra) que, aproveitando esse passeio católico internacional, visitaram, além de Roma, Lisboa, Veneza, Barcelona e Genebra na Suíça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário