quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Tempo Continua Nublado Em Quase Todo o Piauí.

Segundo a Tradição Popular e a Experiência dos Agricultores, Chuvas Naquele Estado São Indícios de Bom Inverno Para o Rio Grande Do Norte.
                  A faixa de nebulosidade formada pela atuação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) formam áreas de instabilidades, que provocam chuvas no estado do Piauí hoje, quinta-feira, e em áreas isoladas do centro-sul, nesta sexta-feira, dia 27. Por tanto, o tempo deverá permanecer nublado com pancadas de chuvas isoladas podendo ser acompanhadas de trovoadas no centro sul do Estado do Piauí. A previsão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR - é de que a semana termine com baixa possibilidade de chuvas, principalmente na capital Teresina. Mas não estão descartadas as chuvas “rápidas”. No sábado, dia 28, o clima continuará nublado, com chuvas isoladas na capital.
                   De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, as chuvas continuarão, mas de forma isolada. Ela participou nos dias 18 e 19 de janeiro, em Fortaleza do XIV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semi-árido Nordestino. O evento reuniu pesquisadores de vários estado do Brasil, bem como técnicos e meteorologistas. O objetivo do evento foi elaborar o prognóstico climático da estação chuvosa da Região Nordeste do Brasil, com ênfase no trimestre fevereiro a abril. Foram avaliadas as condições dos oceanos Pacífico e Atlântico e os resultados de modelos numéricos globais e regionais.
                    Com relação à climatologia da precipitação no nordeste do Brasil para o trimestre de fevereiro, março e abril, os valores de chuva acima de 500 mm concentram-se no setor norte dos Estados do Maranhão e Piauí, litoral do Ceará e áreas de relevo elevado (sul do Ceará e o centro-oeste da Paraíba). Totais inferiores a 500 mm são observados no sul do Maranhão e Piauí e algumas áreas do Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
                    A possibilidade de chuvas ocorrerem acima da média é de 25%; normais é de 40%; e de acumularem valores abaixo da normal, 35%, para o trimestre fevereiro-março/abril, sobre praticamente todo o Nordeste semi-árido.
                 “Durante a reunião, analisamos que o principal sistema responsável pela ocorrência de maiores acumulados de chuvas, que aconteceram no mês de dezembro, foi a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que atuou, predominantemente, desde o norte do país até o Atlântico Sul, na direção noroeste/sudeste formando um canal de umidade que favoreceu formação de instabilidades atmosféricas e chuvas no Piauí”, enfatiza Sônia Feitosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário