sexta-feira, 15 de junho de 2012

Plano Municipal de Saúde de São Vicente: Audiência Pública.

Prefeitura de São Vicente e CAERN Promoverão Audiência Pública Sobre o Plano Municipal de Saneamento, Na Câmara Municipal, Nesta Terça (19/06), Em São Vicente.                 
                No Rio Grande do Norte, os resultados dos investimentos em saneamento começam a aparecer. Dados coletados pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) junto ao Ministério da Saúde apontam que, de 2000 a 2008, a taxa de mortalidade infantil do Rio grande do Norte caiu de 41,62 para 28,24(número de óbitos para cada mil nascimentos), o que representa uma redução de 32,15% no período. A expectativa é que o índice seja ainda menor entre 2009 e 2010, com a duplicação da área saneada do Estado.
                 De acordo com a Coordenadora de Promoção à Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), Celeste Rocha, o saneamento básico, em especial a oferta de água tratada para a população, é uma das ações de promoção à saúde que mais provoca impacto na redução de doenças por veiculação hídrica (aquelas provocadas pela ingestão de água sem tratamento) com conseqüente redução da mortalidade infantil. Somado ao saneamento, ela ressalta a expressiva expansão nos últimos anos da Estratégia Saúde da Família, que ampliou a oferta de serviços da Atenção Primária para as famílias, contribuindo também para a redução das doenças e da mortalidade.
                 De acordo com a coordenadora, entre 2009 e 2010 (os números ainda não foram fechados pelo Ministério da Saúde), a SESAP espera uma maior redução da mortalidade, tanto pela ampliação da cobertura de saneamento básico quanto pelas ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado na implementação da rede perinatal. "Através dessa rede, buscamos a qualificação da assistência a mulher e à criança na rede de maternidades do Estado. Só desta forma, somando ações intersetoriais, que chegaremos a melhores níveis de qualidade de vida", destaca Celeste.
                 Para tratar deste tema, o Dr. Bezerra, Prefeito de São Vicente está convidando todos os membros da sociedade civil organizada e a população de São Vicente para, juntos ao poder público, promoverem uma Audiência Pública com a Direção da CAERN, Prefeitura Municipal de São Vicente, tendo por objetivo, discutirem o Plano Municipal de Saneamento Básico, nesta terça-feira (19/06), às 09h00min, na Câmara  Municipal de São Vicente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário