sábado, 16 de junho de 2012

Imunização Contra a Poliomielite.

Campanha de Vacinação: Começou Neste Sábado (16).
            Começou nesse sábado (16), a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. Todas as crianças menores de 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar as duas gotinhas, mesmo que já tenham sido vacinadas contra a doença. Este ano, a campanha acontecerá em etapa única, pois no segundo semestre será realizada a campanha de multivacinação com a introdução da penta-valente (vacina injetável contra a pólio) e reforço das outras vacinas no calendário básico das crianças.
             Com a mudança efetuada pelo Ministério da Saúde, a campanha deste primeiro semestre será realizada com a vacina oral, as chamadas gotinhas. A partir de agosto deste ano, as crianças que estão começando a programação vacinal, ou seja, nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina poliomielite inativada, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), a quarta dose (aos 15 meses) e os reforços continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.
             O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Entretanto, o vírus ainda circula no mundo. Entre 2007 e 2012, houve o registro em 35 países de casos de poliomielite, sendo que três ainda são considerados endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário