terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dia Mundial Do Diabetes é Lembrado Em Ação Educativa.

Esta Data Foi Celebrada Em Vários Pontos Do País, Com Ações de Educação e de Prevenção Da Doença.

                  Conscientizar as pessoas de que o diabetes não discrimina e pode ocorrer em jovens ou idosos, ricos ou pobres, homens ou mulheres. Foi com esse objetivo que a órgãos governamentais e não-governamentais de todo Brasil realizaram, domingo (13), uma série de ações educativas alertando sobre a relevância da detecção precoce da doença, sintomas e tratamento. A atividade fez parte das comemorações pelo Dia Mundial do Diabetes, lembrado em diversas partes do mundo na data de ontem (14).
                  As atividades contaram com a parceria das secretarias de saúde dos estados, organizações não-governamentais e da Sociedade Brasileira do Diabetes e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Durante toda a tarde foram realizadas glicemias capilares, aferição da pressão arterial, orientação nutricional, atividades corporais e cadastro de associados nas associações próprias, que foram lançadas oficialmente por estas sociedades. Na oportunidade, em todo Brasil foi lançado o informativo “Sem Açúcar e com Afeto”, que contém informações sobre o surgimento da Associação, como se associar, os direitos dos diabéticos, entre outros temas.

Noções Gerais sobre o Diabetes

                  O diabetes mellitus, popularmente conhecida apenas por DIABETES, é um distúrbio do metabolismo que afeta primeiramente os açúcares (glicose e outros), mas que também tem repercussões importantes sobre o metabolismo das gorduras (lípides) e das proteínas. Muita gente pensa que o diabetes é uma doença simples e benigna, um probleminha banal de "açúcar alto no sangue". Na verdade, infelizmente não é bem assim. O diabetes é uma disfunção que, se não tratada e bem controlada, acaba produzindo, com o correr do tempo, lesões graves e potencialmente fatais, como o infarto do miocárdio, derrame cerebral, cegueira, impotência, nefropatia, úlcera nas pernas e até amputações de membros. Por outro lado, quando bem tratado e bem controlado, todas essas complicações crônicas podem ser evitadas e o paciente diabético pode ter uma vida perfeitamente normal. Recentemente, foi concluído um grande estudo, nos Estados Unidos, o qual demonstrou que o Controle adequado do diabetes é, realmente, o único caminho para se evitar as complicações mencionadas. Essa foi a conclusão do Diabetes Control and Complications Trial - D.C..C..T.

Nenhum comentário:

Postar um comentário