terça-feira, 29 de novembro de 2011

Consulta Popular Para Escolher o Nome Do Novo Aeroporto.

Depois Da Visita Às Obras Do Novo Aeroporto De São Gonçalo, Classe Política Quer Escolher o Nome do Novo Aeroporto.
                 Começou a corrida para dar nome ao futuro aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) saiu na frente e, com o apoio de entidades comerciais e industriais, já preparou um projeto de lei que estabelece o nome do Ministro Aluízio Alves.
                 Faça-se justiça. Aluízio Alves tem estatura pública para receber a honraria. Ele foi um dos maiores políticos da história contemporânea do Rio Grande do Norte. Ninguém pode negar que Aluízio Alves marcou a política do Estado com ações modernizadores e empreendimentos importantes para o seu tempo e para o futuro de outras gerações, como foi a vinda da energia de Paulo Afonso.
                 Mais recentemente - e isso eu acompanhei - como ministro da Administração no Governo Sarney, Aluízio criou a Escola Nacional de Administração Pública. E também como ministro, dessa vez da Integração Nacional no governo Itamar Franco, Aluízio Alves desengavetou o projeto da transposição do Rio São Francisco para levar água às regiões do semi-árido afetadas profundamente pela estiagem, como o Rio Grande do Norte.
                 Governador, ministro de estado, deputado federal em seis mandatos (não foi senador porque não quis, jogava para o time), Aluízio foi um líder amado e odiado pelos adversários políticos. Sem dúvida, uma grande figura do seu tempo.
                 Aluízio Alves é um nome extremamente defensável para ocupar o lugar de destaque no novo aeroporto de São Gonçalo.
                 Mas surgem outros nomes. A família do folclorista Luís da Câmara Cascudo pleiteia a homenagem. Cascudo já foi cédula de dinheiro do Banco Central, por que não pode ser nome de aeroporto?
                 Um grupo de historiadores e profissionais liberais tem falado muito no nome de Juvenal Lamartine, ex-governador do Estado no final da década de 20 (1928 a 1930), fundador do Aero Clube de Natal e da primeira escola de pilotagem do RN. Era um entusiasta da aviação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário