sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ao Gosto do Folclore.

Lançado Ontem, Agosto da Alegria Promete Dedicar Mais De 30 Dias a Diversas Manifestações Culturais Do RN e Do País.
                                           Rabequeiros do Bairro de Felipe Camarão Mostraram Um Pouco de Sua Arte Foto: Fábio Cortez.
                     O primeiro projeto cultural da nova gestão estadual foi lançado na manhã de ontem, no Teatro Alberto Maranhão. O Agosto da Alegria aproveitou o mês dedicado ao folclore para oferecer mais de 30 dias de programação artística representada por diversas manifestações da cultura popular. A intenção citada pela governadora Rosalba Ciarlini no discurso é tornar o evento uma referência nacional e, "quem sabe", internacional. A idéia é aumentar a participação dos municípios potiguares e de grupos artísticos dos bairros de Natal nos próximos anos.
                    Nesta primeira edição serão 400 apresentações entre 5 de agosto e 14 de setembro. E o primeiro passo para "nacionalizar" a repercussão do evento foi dada: serão dez os estados brasileiros participantes. Mais de 160 grupos se apresentarão em 30 pontos da cidade. A estimativa da produção é de um público de 100 mil pessoas. A programação foi montada a partir da união de várias iniciativas, cada qual com orçamento, curadoria e apoios próprios. A secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, prevê investimento de R$ 600 mil ao todo.
                    Para a governadora Rosalba Ciarlini, era necessário que se fizesse do mês de agosto - conhecido como mês do desgosto - um mês da alegria. "Buscamos projetos incentivadores do turismo, seja com o turismo de negócios, o turismo de eventos, mas quando a cultura é a âncora da iniciativa, é sempre mais gratificante para nós", discursou a governadora. A prefeitura de Natal e outras secretarias estaduais colaboraram com o Agosto da Alegria. "Cada parceiro ou já tinha uma programação própria e se somou dentro da proposta do evento ou se inseriu ao projeto com uma nova programação", comentou Isaura Rosado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário