quarta-feira, 13 de julho de 2011

Acidente Aéreo Mata 16 Pessoas No Recife.

Presidenta Dilma Lamenta Queda de Avião Que Matou 16 Pessoas Nesta Quarta-Feira No Recife.

                  A presidente Dilma Rousseff (PT) divulgou uma nota nesta quarta-feira lamentando o acidente aéreo que vitimou 16 pessoas na manhã de hoje no Recife. "Foi com tristeza que recebi a notícia. Quero transmitir minha solidariedade aos familiares e amigos dos passageiros e tripulantes neste momento de dor", afirmou a presidente. O Comando da Aeronáutica informou também por meio de uma nota que a equipe de investigação do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 2) localizou e retirou os gravadores (caixas-pretas) de dados e de voz da aeronave PR-NOB.

                  A leitura dos dados será realizada no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), desde que os equipamentos não tenham sofrido danos que impossibilitem o trabalho. Os motores da aeronave, também retirados, serão encaminhados para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), para análise. O acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira, logo depois que uma aeronave da Noar Linhas Aéreas decolou do aeroporto dos Guararapes, na capital pernambucana. A aeronave caiu em um terreno baldio próximo à Avenida Bom Viagem, entre o Recife e o município de Jaboatão dos Guararapes.
 Avião de Passageiros Cai Em Recife, Em Boa Viagem.
                  Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), ele havia acabado de decolar do aeroporto dos Guararapes, na capital pernambucana, quando declarou estar em situação de emergência e tentaria pousar na praia de Boa Viagem. O piloto teria tentado fazer um pouso forçado em um terreno baldio próximo à avenida Boa Viagem, mas não obteve sucesso. A aeronave caiu, pegou fogo e nenhum dos passageiros e tripulantes sobreviveu.

                  O avião com capacidade para 19 passageiros pertence a empresa aérea regional Noar Linhas Aéreas. O modelo era um bimotor turboélice, um L-410, também conhecido como LET, usado principalmente para o transporte em pequenas e médias distâncias. Moradores da região afirmaram ter ouvido duas explosões, primeiro uma menor e outra de maior intensidade alguns momentos depois. A manicure Simone Lima, 24 anos, viu o avião balançando as asas e quase caindo em uma construção. Para evitar uma possível colisão, o piloto teria virado o avião, batido a asa esquerda no chão e caído.

                    A posição em que o avião caiu, contrária à direção para Natal, indica que o piloto teria percebido problemas, tentado voltar ao aeroporto, mas optado por um pouso de emergência para evitar bater em prédios. O local onde o avião caiu fica a cerca de 150 m da praia e a 200 m do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMAR), cujos agentes foram os primeiros a chegar ao local do acidente, a pé, cerca de meia hora após a queda. A empresa começou a operar em junho de 2010 e se especializou em pequenos percursos a preços reduzidos. As linhas da Noar ligam capitais e cidades nordestinas, como Recife, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Natal, Caruaru e Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário