sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A Missa e Desfile do Agricultor Na Festa do Padroeiro de São Vicente, Dentro Da Programação Deste Sábado (24).

Missa e Desfile Do Agricultor, Com Cavalgada, Representam a Tradição e Religiosidade Do Público Na Festa do Padroeiro de São Vicente.

Padre Gil Medeiros Celebrará a Missa do Agricultor e Acompanhará a Procissão.

                    O início das cavalgadas tem como ponto de partida a domesticação dos cavalos existentes, por toda a Europa e África, principalmente na região do Oriente Médio. No caso especificamente das cavalgadas no nordeste do Brasil, a prática desta atividade de montaria está diretamente ligada as tradições e os costumes dos vaqueiros da região. Os animais preferidos para cavalgada são os cavalos mestiços, com origem na própria região nordeste.
                    No caso de São Vicente as cavalgadas foram introduzidas como prática de doma do cavalo e a religiosidade do povo da terra. Há pouco tempo, com todo o crescimento do interior, a cavalgada vem trazendo muitos adeptos para esta atividade.
                   A Arte de Montar e Cavalgar significa montar em cavalos mansos, devidamente treinados para lida diária do homem do campo e dos especialistas vaqueiros. É uma atividade de lazer ativo, que junta o prazer da equitação ao fascínio da vida em contato direto com a natureza.
Grupos de Participantes de Cavalgadas de Outras Cidades Prestigiam os Co-irmãos Vicentinos.

                  Cavalgada é um passeio realizado por um grupo de cavaleiros. Uma cavalgada pode ser realizada por motivos religiosos, cívicos ou para simples diversão, esse hábito é realizado por pessoas em todo o mundo.
                   São Vicente tem curtido a prática da cavalgada de forma crescente a cada ano. Os vaqueiros e fazendeiros do município tem participado de eventos que promove este tipo de esporte.
                   Nesta sábado (24), na ocasião das festividades da Festa do Padroeiro de São Vicente vai ocorrer a Missa do Agricultor às 8:00hs da manhã na Igreja Matriz de São Vicente Ferrer, onde todos os agricultores, vaqueiros e demais pessoas vão prestigiar o momento da celebração realizada pelo Padre Givanildo de Medeiros Araujo.
Momento Máximo da Procissão e Cavalgada, Quando o Padre Gil Abençoa Todos os Participantes.

                Logo após a missa os vaqueiros e agricultores farão este misto de cavalgada e "Procissão do Agricultor", pelas ruas da cidade, contando com a presença de autoridades como o Prefeito Dr. Francisco Bezerra Neto, Vereadores da cidade, Funcionários Públicos, Agricultores com suas prendas, carros alegóricos, Banda de Música e os fiéis em geral.
Após a Procissão e Cavalgada, Todos se Reunem em Confraternização.

                     Depois de cavalgar pelas ruas de São Vicente, os vaqueiros retornaram a Igreja Matriz onde serão saudados pelo Padre Gil. A cavalgada e o Desfile do Agricultor são momentos de muita participação popular na Festa do Padroeiro, deixando os agricultores e vaqueiros e o público em geral, muito entusiasmados.
                     A população de São Vicente e de cidades vizinhas deve prestigiar o evento, como faz todos os anos e deve amanhecer este dia de sábado com as saudações dos vaqueiros que chegaram bem cedo para participar de toda programação. Após a Procissão do Agricultor e a Cavalgada, todos os participantes serão recepcionados pelo coordenador, Sr. Damião Luis de Medeiros que, com vários patrocínios, promove uma  grande confraternização,  com churrasco, na Quadra de Esportes da Escola Estadual “Aristófanes Fernandes".
A Fotos Que Ilustram Esta Materia São da Festa de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário