sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Artesanato Do RN: Gera Muitos Empregos e Divulga Positivamente o Estado.

Artesanato Potiguar Será Destaque Em Grande Feira Promovida Pela SETHAS.


                      Mais de 6 mil artesãos potiguares estarão representados por meio de associações ou cooperativas nas quais estão credenciados na grande Feira do Artesanato Potiguar promovida pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - SETHAS dentro da programação do festival Agosto da Alegria, que ocorre durante todo este mês na capital potiguar. A feira será realizada de 31 de agosto a 4 de setembro na praça André de Albuquerque, no centro da cidade, e estará aberta ao público das 15h às 23h. Nomes marcantes do artesanato potiguar, como Luzia Dantas e as rendeiras de Alcaçuz, participam da exposição.
                      A Feira, denominada "Um estado pelas mãos do seu povo", terá formato de cidadela. Artistas plásticos já estão elaborando a cidade cenográfica. Um espaço dividido em 90 estandes abrigará o melhor do artesanato tradicional do Rio Grande do Norte.
                     Os mestres artesãos ganharam um lugar chamado "Salão dos mestres" e ali serão homenageados. No "Espaço vivência", alguns artesãos vão, não apenas mostrar como produz sua arte, mas também ensinar a técnica para interessados. A Feira do Artesanato Potiguar contará ainda com um coreto com atrações folclóricas e no Palácio Potengi serão realizados desfiles de moda com criações inspiradas no artesanato da terra.
                    O SEBRAE-RN será parceiro da SETHAS dentro da Feira de Artesanato. A empresa oferecerá oficinas de artesanato em oito tipologias: fibra de sisal com ponto de renda irlandesa, do município de Santo Antônio; fibra de sisal com o ponto fechado, do município de Nova Cruz; renda frivolité, da cidade de Passa e Fica; fibra do junco, de Maxaranguape; palha de carnaúba, de Brejinho; fibra do coqueiro, de Vera Cruz; crochê, da comunidade Samanaú, em Caicó, e bordado rústico, do município de Serrinha. Todas as peças serão comercializadas no local.
                   No mais, o visitante terá um grande espaço onde poderá apreciar e adquirir o que há de mais caprichado em trabalhos de bordado, renda de bilro, cerâmica, sisal, palha e esculturas em madeira e pedra sabão. "O artesanato potiguar é uma fonte de geração de renda para muitas famílias no interior do Estado, em razão disso, tivemos todo o interesse em apoiar este evento que será uma grande vitrine para a cultura popular", disse o secretário de estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro Costa.
                   O evento Agosto da Alegria é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto - FJA, com a integração de outras secretarias.

Um comentário: