sexta-feira, 23 de março de 2012

Rio Grande do Norte Lidera Projetos Em Energia Eólica.

Investimentos Nesta Modalidade De Energia Beneficiarão As comunidades Onde Os Parques Serão Instalados No RN, Inclusive Na Serra de Santana.
                   Pela terceira vez consecutiva, o Rio Grande do Norte é líder em número de projetos eólicos habilitados a participar dos leilões de energia eólica. No ano de 2011, dos projetos aprovados em todo país, (31,25%) estão no Rio Grande do Norte - estado que conseguiu aprovar 64,6% dos projetos inscritos nos dois leilões. Grande parte desses projetos serão implantados na serra de Santana. A oferta de energia no RN chega a 1.989 MW - 32,86% do total habilitado. O Rio Grande do Sul, segundo colocado, responde por 24% do total de energia eólica ofertada.
                   Para viabilizar projetos já aprovados, o Estado terá de investir em infra-estrutura, aprimorar a logística e agilizar licenças ambientais. A tendência, segundo Jean Paul Prates, ex-secretário estadual de Energia e atual presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), é que o RN seja, mais uma vez, líder em projetos vencedores. "Quem tem mais projetos habilitados, tem mais chance de vencer", justifica. Habilitar 75 dos 116 projetos inscritos nos dois leilões, segundo Prates, é reflexo do trabalho desenvolvido ao longo de vários anos no estado. "Significa que empresas e o governo trabalharam bem". A fase de habilitação é a etapa em que é feita a conferência de documentos jurídicos, institucionais e técnicos, como licenças, dos projetos inscritos.
                   Para viabilizar todos os projetos aprovados, que sairão do papel num período muito próximo, o estado terá que investir em infra-estrutura, aprimorar a logística e agilizar o processo de licenciamento de parques eólicos, considerados gargalos pelos investidores. E, é no rastro desses investimentos é que as comunidades serranas serão beneficiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário