sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Projeto Rondon Realiza Operação Em São Vicente.

 
Como vocês sabem o projeto Rondon já chegou a São Vicente desde segunda-feira (24).  A equipe que atua em São Vicente está desenvolvendo várias atividades nas áreas de Saúde, Meio ambiente, Turismo, Educação, Lazer e Cultura, dentre outras, com o objetivo de auxiliar a comunidade a desenvolver ações que possam proporcionar melhorias na qualidade de vida da população vicentina. Além de atender esse objetivo diretamente ligado a população da cidade, o projeto Rondon tem como finalidade propiciar a troca de conhecimentos populares, científicos e culturais entre a população e estudantes universitários.

A equipe que está em São Vicente é composta por estudantes e professores do Paraná (Unicentro) e Minas Gerais (UFVJM) e está motivada a conhecer o modo de vida e cultura da cidade. Para tanto é importante que a população participe efetivamente das atividades que estão sendo desenvolvidas não só na Escola Municipal Francisca Pires, como também no Telecentro e no Clube Municipal todos os dias de manhã, à tarde e a noite. Para tanto, os interessados poderão obter informações mais detalhadas e fazerem as respectivas inscrições no CRAS. 
 
Nesta Semana as atividades previstas já começaram a ser efetivadas, com o desenvolvimento de do projeto “Corpo e Movimento – Alimente Esta Idéia”. Nesse projeto, as atividades tiveram por objetivo, esclarecer à comunidade sobre doenças como: o diabetes, a hipertensão, problemas relacionados com a gravidez e a obesidade. As palestras dessa atividade tiveram por finalidade, orientar a população quanto à importância de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.
 
             Outro projeto desenvolvido junto à comunidade vicentino foi o que previa o “Uso popular de plantas medicinais”. Foi discutido praticamente tudo sobre os cuidados no plantio e preparo das plantas medicinais e levantadas as informações sobre algumas das suas propriedades medicinais e terapêuticas. Por outro lado, os monitores rondonistas  instruíram as crianças várias sobre as formas descontraídos de cuidar da higiene da boca por meio de desenhos animados, jogos e brincadeiras.
            Também foram desenvolvidos vários outros projetos de capacitação da população vicentina, como: cooperativismo, turismo, empreendedorismo, saneamento básico (qualidade da água) e Saneamento (Método Sodis).
            Dentre os assuntos abordados na oficina de cooperativismo estão os moldes de como uma cooperativa é estruturada, onde foram expostos desde conceitos de cooperativas e cooperativismo até alguns exemplos bem sucedidos no Brasil. Já no módulo “práticas de turismo” podem ser observadas pelos rondonistas as potencialidades turísticas do município de São Vicente bem como expor a população presente nas oficinas, uma introdução a atividade turística, esclarecendo conceitos e características do universo do turismo. Outro projeto desenvolvido estava ligado a Empreendedorismo.  Na oficina de empreendedorismo pode-se junto com a população local, discutir de forma dinâmica as idéias da atividade de empreender como também expor características do perfil do empreendedor. No projeto relativo a Saneamento Básico – Módulo I (Qualidade da Água), foi discutida pelos rondonistas os temas relacionados com  a qualidade da água, a sua importância, sua necessidade e também sobre poluição da mesma. E, por fim, no Projeto de Saneamento Básico – Módulo II (Sodis), os rondonistas discutiram com a comunidade, sobre a necessidade da purificação e desinfecção da água e apresentaram um novo método de purificação, que é simples e barato, conhecido por “Método Sodis”.
            Além das atividades já desenvolvidas a coordenação da “Ação São Vicente” pretende efetivar o seguinte calendário de atividades:

              Atividades Gerais:
            *Discussão sobre o turismo em São Vicente à dia 27 às 8h na escola Francisca Pires
*Palestra “uso da água” à dia 27 às 14h na escola Francisca Pires
*Jogos e brincadeiras para crianças à dia 27 às 19h na escola Francisca Pires
*Controle de vetores à dia 28 às 14h na escola Francisca Pires
*Dia da saúde, meio ambiente, esporte e lazer à dia 29 a partir das 8h na praça e Clube Municipal
*Oficina – Aprender para Crescer à dia 31 das 14h às 17h
*Oficina – Materiais recicláveis à 14h na escola Francisca Pires
*Show de Talentos – dia 05/02 a partir das 19h no clube municipal
Atividade na Área da Saúde e Meio Ambiente:
*Oficina – prevenção de doenças bucais à dia 31 às 19h no clube municipal
*Uso popular de plantas medicinais à dia 01 às 14h na escola Francisca Pires
*Oficina – Capacitando os pais para ajudarem seus filhos a fazerem escolhas positivas à dia 02 às 19h na Escola Francisca Pires
*Oficina – Higiene e armazenamento de alimentos à dia 04 às 14h na escola Francisca Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário