terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Em São Vicente, Nos Últimos Dois Anos a Dengue Está Sob Controle.

 Mosquito da Dengue Agindo no Corpo de Uma Pessoa.
                               Tem ampliado muito o número de casos de Dengue no Rio Grande do Norte nos últimos anos. Esse crescimento, fez com que o Ministério Público Estadual empreendesse um trabalho de monitoramento da doença, objetivando evitar que o mal tome dimensões tais que, possam se tornar numa verdadeira epidemia. Dentro dessa realidade, atendendo solicitação da Promotoria de Justiça de Florânia, o Prefeito Municipal de São Vicente, através do ofício 046/2010, informou a situação da ocorrência de casos no município, nos últimos quatro anos. 

 Trabalho em domicílios para Identificar Focos, feito por Agentes de Saúde.
                               No levantamento feito por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde do município, foram identificados casos ocorridos no município, nos últimos cinco anos. Essas ocorrências começaram a aparecer em 2007, quando foram estudados quinze casos, sendo cinco positivos e dez negativos; ou seja, do total notificado, somente cinco foram identificados como dengue. Em 2008 foram estudados cento e quarenta e quatro casos, sendo cento e dezenove positivos e vinte e cinco negativos. Em 2009 foram estudados dois casos, ambos negativos e em 2010 foram estudados dois casos, também negativos.  Como se vê, nos anos de 2009 e 2010, só foram estudados dois casos em cada ano e, em todos eles a sorologia teve resultado negativo.
Os Agentes Identificam os Focos e Aplicam os Larvicidas e Pesticidas.
                              Isso só foi possível, graças a um trabalho criterioso e responsável, efetivado com utilização sistemática de larvicida e inseticida específicos, em seis ciclos anuais de trabalho de combate. Para se ter uma idéia da ação dos técnicos da Secretaria da Saúde, só no ano de 2010, cada ciclo de aplicação do pesticida e do inseticida, atingiu 1.906 imóveis. Esse trabalho só ocorreu  graças à realização de um trabalho sério e criterioso efetivado por quatro agentes de Endemias da SMS, sob a Supervisão do Coordenador João de Deus da Silva. 
                                    Assim sendo, de acordo com as notificações oficiais, em 2009 e 2010, objetivamente a ocorrência da Dengue não aconteceu no município. No presente momento a Secretaria Municipal de Saúde está se estruturando para começar a agir, em mais um ciclo,  contra o surgimento de possíveis casos de dengue. Para isso, a Secretaria já está adquirindo novos equipamentos de combate ao vetor, além do Larvicida Diflubenzuron 25% Champion e o Inseticida Permetrina – Felsol – 380 – CE, do grupo químico das Piretrinas e Piretróides, empregados em casos onde já existe a ocorrência do Aedes Aegypti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário