sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Museu Temático Sobre o Vaqueiro Nordestino Está Sendo Criado Em São José de Mipibú.

 O Vaqueiro Nordestino Será Valorizado Com a Criação do "Museu do Vaqueiro".
                Um “Museu do Vaqueiro” está sendo formatado para ser instalado na cidade de São José de Mipibú, Rio Grande do Norte. O Projeto está sendo viabilizado através de uma parceria com o Banco do Nordeste do Brasil e reunirá cerca de mil peças sobre a cultura sertaneja. A iniciativa é do engenheiro agrônomo Marcos Lopes que, dentre outras produções culturais é o idealizador de ações como o “Forró da Lua” e a “Pega do Boi do Mato”, realizados numa fazenda Bonfim, no mesmo município.
              O projeto será planejado e executado com a participação do produtor cultural Dácio Galvão e do museólogo Hélio de Oliveira, contando com uma verba de R$ 85 mil reais, oriunda da participação do Bando do Nordeste no empreendimento. Esse recurso será destinado à formatação do plano museológico, bem como restauração e acondicionamento do acervo já existente. Também serão oferecidas à comunidade oficinas de acordeom e indumentária e acessórios em couro.
 Toda a Cultura do Vaqueiro Será Preservada Com Este Museu.
             Marcos Lopes explica que o Museu foi projetado para ocupar uma área de 510 metros quadrados da fazenda Bonfim, que tem área total de seis hectares, incluindo uma reserva de Mata Atlântica preservada. O espaço enfocará o vaqueiro como figura central, destacando-se sua destreza e valentia. Serão retratadas ainda as atividades geradoras das riquezas econômicas e culturais características do ciclo do couro no Rio Grande do Norte, que começou no final do século XVI e se estendeu até o século XVII.

 A Inciativa do Museu, Nos Moldes Propostos, É Pioneira No Nordeste.
            Ainda, segundo ele, a intenção é resgatar e preservar a influência da atividade pastoril na formação do povo nordestino e norte-rio-grandense. “Criamos uma entidade sem fins lucrativos, denominada “Fundação Cultural Museu do Vaqueiro”, que irá gerir as ações desse projeto. Avaliamos o apoio do BNB como um importante pontapé inicial para implantarmos o espaço do modo como foi projetado. Inclusive, continuamos à procura de parceiros que tenham interesse em apoiar esse tipo de iniciativa”, diz Marcos Lopes.


Um comentário: