sábado, 24 de dezembro de 2011

Arena Das Dunas: a Primeira Estaca Já Foi Fincada.

Construtora Inicia Implantação Da Fundação Que Servirá De Base Para Estrutura Da Arena Das Dunas.
                   As obras da futura Arena das Dunas alcançaram mais um estágio na manhã de ontem. Às 8h30 foi iniciada a colocação da primeira estaca que irá fazer parte da base estrutural para a construção do estádio que deverá receber quatro jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A conclusão desta etapa deve ocorrer dentro de cinco meses, já que o início da colocação das estacas foi antecipada em 25 dias, pois a previsão era de que esta etapa da obra só fosse ser iniciada na segunda quinzena de janeiro. Serão necessárias mais 3,3 mil estacas iguais a colocada ontem para completar todo o processo.
                   O pontapé na parte da fundação da obra acontece enquanto outras partes dos canteiros e seguem em serviço, como deve ser em um esquema modular que segue a construção da Arena das Dunas, com várias divisões entre as obras. "A terraplanagem ainda está em processo de conclusão, enquanto começamos a fundação, que é mais uma grande etapa da obra", afirmou o titular da Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa (SECOPA), Demétrio Torres. A antecipação do cronograma de obras da arena também foi destacada pelo secretário. "Qualquer obra é cercada de uma busca constante por ganho de tempo. E é uma constante nossa aqui no canteiro, observando todo o dia o cronograma e tentando adiantar o máximo possível", explicou Demétrio, que esteve no canteiro acompanhando a colocação da estaca junto com o engenheiro Charles Maia, diretor da Arena das Dunas Concessões e Eventos e também da construtora responsável, a empreiteira baiana OAS.
                 Após o adiantamento ocorrido com a demolição do estádio Machadão e do ginásio Machadinho, a proximidade da conclusão das obras de terraplanagem e o início da fundação, a obra física da Arena das Dunas alcançou os 14,5%, em cinco meses de trabalho. O planejamento do estádio, no entanto, ainda segue em curso. "O projeto executivo do estádio ainda está sendo concluído. Por isso, as obras de fundação começaram pela parte sul,enquanto os outros setores têm seus projetos finalizados", disse o engenheiro Charles Maia.
Estacas
                   Em uma breve exposição, os engenheiros Charles Maia e Demétrio Torres explicaram o passo-a-passo da colocação das estacas e quais serão os estágios seguintes. Cada estaca é feita após uma broca perfurar 20 metros, sendo logo depois colocados o concreto e uma armação de ferro para sustentar a estrutura. A partir de um conjunto de estacas é feito um bloco que serve de base para a colocação de uma coluna, ou pilar, como preferir. Depois de instaladas as colunas, são postas vigas, que darão estrutura à forma das arquibancadas que receberão 43 mil turistas de vários países para assistir os jogos da Copa em 2014. "A partir de agora aparecerão mais partes da obra. Acredito que dentro de 90 dias começarão a aparecer os pilares que servirão para o bloco de coroamento do estádio", disse Demétrio Torres. Estava prevista a colocação de apenas quatro estacas no expediente de ontem, pois os funcionários do Consórcio OAS Coesa, responsável pela construção da arena, estão trabalhando em regime reduzido e só voltarão ao ritmo normal de trabalho após as festividades de Natal, ou seja, a partir da próxima segunda feira (26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário