quinta-feira, 10 de março de 2011

A Dengue No RN Está Assumindo Qualificação de Calamidade.


                   O Rio Grande do Norte vive uma epidemia de dengue. A confirmação é do secretário Estadual de Saúde Pública, Domício Arruda. Segundo ele, a definição de epidemia se dá quando o número de casos previstos para uma doença em determinado local é superado. Em janeiro e fevereiro do ano passado, foram notificados 322 casos, enquanto que este ano o número já atingiu os 2.700. Um aumento de quase 700%.
                      Esse crescimento da doença nos dois primeiros meses do ano foi perceptível no último balanço dos casos de dengue no Rio Grande do Norte divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) que apontou um crescimento nos casos notificados, em comparação ao mesmo período do ano de 2010. Os números da dengue, até o dia 4 deste mês, no RN chegaram a 2.562 casos notificados, sendo 25 confirmados e dois casos de óbito suspeitos, ainda não confirmados.


                    Segundo a secretaria, até o dia 19 de fevereiro, 1.760 casos foram notificados em todo o estado, o que mostra o registro de 802 notificações de casos de dengue em pouco mais de 15 dias. Porém, no período entre 19 de fevereiro e 4 de março, não registrou-se nenhuma morte que tenha sido causada pela doença em todo o solo potiguar. Os municípios que registram mais casos da doença são: Natal, Extremoz, Macaíba, Pau dos Ferros e Mossoró.

                      Apesar da situação de calamidade no Rio Grande do Norte, decorrente da ocorrência doença em algumas cidades, a situação no município de São Vicente não exige qualquer cuidado especial. Neste ano, até a presente data, não há notícia de localização de focos do mosquito transmissor e também de qualquer notificação de casos onde exista a suspeita de que algum paciente contraiu a doença.
                     Para confirmar a ação da Prefeitura Municipal, a Promotoria de Justiça da Comarca de Florânia e São Vicente recentemente realizou um procedimento padrão, objetivando identificar se na comarca havia registro de ocorrência de casos de Dengue na População. Nesse procedimento da promotoria verificou-se que nesse ano que passou, não houve registros de casos. Mas, mesmo assim, por determinação expressa do Prefeito Dr. Bezerra, a Secretaria Municipal de Saúde, através do seu Serviço de Vigilância Sanitária já empreendeu a aplicação de inseticidas e pesticidas, numa cobertura de todas as unidades residências do município vicentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário