sábado, 12 de março de 2011

Artesanato Potiguar: RN exportará 3,2 mil peças para a Europa.

                   Seis dos 33 grupos que integram o setor de economia solidária da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) estão em contagem regressiva para exportar 3,2 mil peças encomendadas pela empresa holandesa Barbosa do Brasil, que comercializa produtos artesanais na Europa. Esta é a primeira vez que o setor recebe uma encomenda desse porte a nível internacional. As peças devem estar na Holanda no início de abril. Trabalhar contra o tempo não é problema para as mulheres inscritas nos grupos que produzem artesanato e fazem parte do setor de economia solidária da Semtas.
                   É o que garante Maria das Graças Calixto, presidente da Associação Comunitária do Bem-estar da Mulher (Ascobem), localizada no conjunto Santarém. "Estamos acostumadas a receber pedidos grandes e, quando isso acontece, produzimos todos os dias para entregar sempre antes da data prevista pelo cliente", disse.

                   O projeto com o objetivo de comercializar as peças produzidas pelas artesãs é realizado em parceria com o SEBRAE-RN desde 2009. Rodrigo Xavier, assistente social do setor de economia solidária da Semtas, explica que comercializar as peças é a maior dificuldade enfrentada pelos artesãos. A empresa Barbosa do Brasil trabalha sob as regras do comércio justo, modalidade que é tendência na Europa e não aceita trabalho infantil ou matéria-prima que agrida o meio ambiente, porém que seja baseado na autogestão. A prática do comércio justo e no apóio técnico-financeiro as comunidades de produtores, caso seja necessário. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário