sábado, 3 de novembro de 2012

Nordeste: a Situação Da Seca é Grave.

Esta é a Mais Grave Desde a Metade Do Século Passado.
           A seca que assola a região do semi-árido nordestino é extremamente grave e preocupante. De acordo com informações do Governo Federal, são 1.171 municípios em situação de emergência por conta da falta de chuvas na região. Em alguns casos, há localidades onde praticamente não chove nesses últimos doze meses.
            É grande o número de municípios da região nordestina que já estão enfrentando sérias dificuldades no abastecimento de água e, cresce o número de comunidades nas zonas rurais que são abastecidas por carros-pipa. Por conta da falta de alimentos e água, muitos animais estão morrendo nos locais onde antes existia pasto, assim como produções inteiras foram perdidas nos últimos meses.
           Os nordestinos têm atestado que a situação tem se agravado ao longo dos últimos meses. Não há em andamento, nenhum programa de distribuição de cestas básicas para os agricultores que foram afetados por este efeito climático e o governo não tem desenvolvido qualquer programa alternativo de geração de ocupação e renda. E, do jeito que as coisas caminham, se não ocorrerem chuvas na região até o final do ano, o a situação tende a se agravar substancialmente. Mais da metade do gado do semi-árido vai morrer de fome e sede. Já a vegetação nativa da região, começa a morrer e provocar uma verdadeira desertificação na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário