terça-feira, 3 de maio de 2011

Vendas de Material de Construção Avançam 6,5%.


Com o Aquecimento do Programa “Minha Casa, Minha Vida, Crescem as Vendas de Material de Construção Em Todo Brasil. 
                Depois de três meses de estagnação, o setor de materiais de construção apresentou crescimento significativo nas vendas. Em abril, a alta foi de 6,5%, quando comparado com março - quando o crescimento foi de 1% perante fevereiro. O índice é o maior deste ano, segundo a pesquisa mensal realizada pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), em parceria com o ibope inteligência. Em janeiro, as vendas dos itens haviam ficado estável, em relação a dezembro de 2010.
                "No início do ano é comum que as vendas caiam, já que pagamos muitos impostos e dívidas, geralmente contraídas durante as festividades", explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz. Segundo ele, nessa retomada, os materiais básicos tiveram destaque. "Passado o período de chuvas (que também atrapalha a execução de construções e reformas), o segmento retoma o crescimento. É o momento dos reparos e obras maiores."
                 Com crescimento de 8,5% o setor de argamassas foi de melhor desempenho em abril, seguido pelo cimento, que cresceu 6%. Fios e cabos, metais sanitários e fios e tubos de PVC permaneceram estáveis. Com estes resultados, o primeiro quadrimestre do ano comparado com o mesmo período de 2010 apresenta crescimento de 2,5%. Na relação dos últimos 12 meses, a alta foi de 9,5%.  Já na comparação entre abril deste ano com o mesmo mês do ano passado, o aumento foi de 3%.
PROJEÇÃO - Segundo Conz, as perspectivas para o setor continuam sendo bastante positivas. "A desaceleração prevista para a economia, nos próximos meses, não devera afetar substancialmente as vendas de material de construção", afirma. "A recente aprovação pelo Congresso do novo programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, de 2 milhões de casas e a aceleração prevista do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) darão sustentação às vendas no segundo semestre", acrescenta.
                 O presidente da Anamaco explica que o segundo semestre é sempre melhor do que o primeiro. "Cerca de 60% do faturamento do setor se concentra a partir de julho. Isso porque, geralmente, as pessoas constroem no início do ano para depois investir na parte de acabamento, cujos itens são mais caros."
                   De acordo com a associação, o varejo de material de construção deve crescer 8,5% neste ano na comparação com 2010. No ano passado, o segmento teve desempenho 10,6% superior a 2009, atingindo faturamento recorde no total de R$ 49,80 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário