quinta-feira, 5 de maio de 2011

Paraíba Comemorará o Ciclo Junino Com Bandas de Forró Pé de Serra: Lá, Nada de Forró de Plástico.

O Governador e o Secretário de Cultura da Paraíba, Juntos Decidiram Que Neste Ano, no São João Paraibano, Só Tocarão Grupos Tradicionais de Forró “Pé de Serra”.
                  O Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, já deu o primeiro passo para valorizar o forró tradicional. Aquele forró que era tradição na região nordeste. Um fole, uma zabumba, um padeiro e um triângulo, prá ser mais autêntico. Lá no seu estado, o Governador reforçou a posição do compositor e Secretário de Cultura da Paraíba, Chico César, de não mais patrocinar as chamadas “bandas de plástico”, já nos festejos juninos deste ano. A atitude do governador paraibano tem por objetivo valorizar o forró regional, que também é conhecido por “pé de serra”, além de evitar a poluição sonora e o alto custo cobrado pelas chamadas “bandas de plástico”.
Leia nota oficial divulgada por Chico César:

                "Tem sido distorcida a minha declaração, como secretário de Cultura, de que o Estado não vai contratar nem pagar grupos musicais e artistas cujos estilos nada têm a ver com a herança da tradição musical nordestina, cujo ápice se dá no período junino. Não vai mesmo.”

Mas nunca nos passou pela cabeça proibir ou sugerir a proibição de quaisquer tendências. “Quem quiser tê-los que os pague apenas isso”. “A Paraíba não dispõe de recursos e já terá inegáveis dificuldades para pactuar inclusive com aqueles municípios que buscarem o resgate desta tradição”, declarou o Secretário da Cultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário