terça-feira, 10 de maio de 2011

Pega de Boi em Riachuelo é Atração de Valorização da Tradição dos Vaqueiros do Estado.

A Tradição da “Pega de Boi” Começa a Ser Revitalizada Em Outras Regiões do RN.
 A "Pega de Boi" Tem Atraído Grande Presença de Admiradores dessa Tradição Nordestina.
          Vai acontecer neste dia 28 de maio a “Pega de Boi” na Fazenda Santo Antônio, distrito São Miguel, em Riachuelo (RN). O evento é um resgate de uma das mais importantes tradições do homem sertanejo, mostrando toda a valentia e perícia do vaqueiro nas carreiras desembestadas nos cavalos ligeiros, em busca do boi solto na capoeira.
           A competição começa às 8 horas com a celebração da Missa do Vaqueiro. Campeões do 1º ao 5º lugar serão premiados, inclusive com troféu. O autêntico forró pé-de-serra vai ficar por conta de “Os Fi-de-Rapariga do Forró” e Ailton Sanfoneiro. As inscrições custam R$ 30 e podem ser feitas através dos telefones 84 9447-4479 e 9178-8276.
         A tradição - A “Pega de Boi” nasceu nos tempos antigos, quando não havia as cercas delimitando as fazendas de criação e o gado era solto na caatinga. Os fazendeiros reuniam os vaqueiros da região para pegar o boi, marcar a ferros, castrar e conduzir para áreas onde os pastos eram mais abundantes. Um trabalho árduo, exigindo muita experiência e força do vaqueiro.
          O exercício de capturar o boi no mato exigia do vaqueiro extrema perícia e coragem. Depois acabou criando heróis e muitas lendas entre os homens rudes do campo. Os melhores e mais corajosos eram reverenciados como ícones. A “Pega de boi” começou a ganhar nova roupagem e sair do meio do mato para chegar às cidades onde ganhou platéia e seguidores com a vaquejada.
Fonte: Grande Ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário