domingo, 20 de fevereiro de 2011

Excesso de Burocracia Dificulta Acesso à Casa Própria.

 Casa Própria é O Sonho de Toda Família.
                  Demora na emissão de documentos necessários para construir emperram financiamentos e prejudicam o setor.
          A emissão da documentação necessária para que os empreendedores imobiliários possam entregar suas construções legalmente prontas e os clientes, por sua vez, garantam um financiamento, está sendo uma barreira no mercado de compra e venda de imóveis em Natal. De acordo com o diretor da Aliança Imobiliária, Luiz Dias Macedo, depois de uma construção concluída, a documentação pode demorar seis ou sete meses para estar juridicamente legal e o imóvel estar pronto para ser entregue ao novo proprietário. "Quanto maior o empreendimento, maior dificuldade", destacou.
          Além da documentação necessária antes da construção da obra, como licença ambiental, licença do Corpo de Bombeiros, alvará de construção e registro de incorporação, que podem demorar até seis meses para estarem de acordo com o exigido, depois que a obra fica completamente pronta é preciso mais tempo para estar legalizada.

            Segundo Luiz Dias, o tempo gasto com a emissão dos documentos vai depender do tamanho do imóvel e pode demorar de uma média de sete meses após o final da construção. "Depois que a obra está pronta, é preciso buscar, junto à prefeitura, a certidão do Habite-se e a certidão de Característica para que a averbação do imóvel possa ser feita no cartório. Além desses documentos, o empreendedor precisa pedir a certidão negativa de débitos (CND) da Previdência Social (INSS), bem como a vistoria do Corpo de Bombeiros", informou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário