segunda-feira, 4 de março de 2013

“Dia Da Mulher”: Toque Feminino Na Produção Dos Carros da Ford.

Mãos Femininas Na Criação Dos Produtos Globais Da Tradicional Marca de Veículos.
             A Ford vem anunciando uma nova geração de plataformas globais, com veículos inovadores como o Novo EcoSport, a Nova Ranger e, mais recentemente, o New Fiesta. Esses produtos t em em comum a participação direta de engenheiras e técnicas brasileiras na sua criação e no desenvolvimento. O objetivo é projetar carros com um time multicultural e diversificado para atender o gosto de diferentes consumidores em diversas partes do mundo.
             No Dia Internacional da Mulher a Ford presta uma homenagem a todo o seu grupo feminino, destacando o trabalho de algumas profissionais em áreas-chave dos novos projetos, como parte de uma força de trabalho que busca a sintonia perfeita com  consumidor.                                               

Um Motor Para o Mundo.

              Verônica Lisboa, supervisora de projetos em Powertrain, que trabalha na fábrica da Ford em Camaçari há nove anos, foi a responsável por liderar uma equipe global para o desenvolvimento do conjunto de motor, transmissão e instalação do Novo EcoSport. Com seu olhar detalhista e estratégico, Verônica Lisboa agora colhe os frutos do primeiro carro global da Ford desenvolvido na América do Sul e que será comercializado em mais de 100 países.
             Durante o processo de desenvolvimento até o lançamento do Novo EcoSport, Verônica esteve em contato direto com engenheiros na América do Sul, nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Turquia, na Alemanha, na China e na Índia. “A minha função era coordenar as atividades dos engenheiros para que as atividades fossem concluídas no tempo certo, dentro do custo e atingindo todos os objetivos esperados”, explica.
              O trabalho realizado por ela necessita de organização, comunicação e capacidade de agregar a equipe. Segundo Verônica, para que o trabalho aconteça com exatidão é necessário muito “jogo de cintura” que, por sua vez, é uma característica forte na mulher.
               Para ela, a inspiração de tanto sucesso é Barb Samardzich, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Ford Europa. Barb liderou fóruns de discussão para tratar a questão da mulher no ambiente de desenvolvimento de produto. Nesses momentos, foi possível aprender a conciliar casamento, filhos e carreira. “Como Barb, espero também poder ajudar outras mulheres que queiram ingressar na engenharia e na indústria como eu”, diz. “Foi uma experiência única e muito enriquecedora. Direcionar a equipe de engenheiros e especialistas no desenvolvimento do conjunto de motor, transmissão e instalação do primeiro carro global da Ford desenvolvido pela Engenharia brasileira é algo que levarei para sempre”.
Design na vida e na empresa

 
               Os detalhes da cabine são o foco da designer Luciana Jansen, que trabalhou no projeto do Novo EcoSport. Entre outros aspectos, ela coordenou na Inglaterra a criação de novas texturas para o veículo. Nesse meio tempo, realizou outro grande sonho: o nascimento do primeiro filho, Lucas.
            "Fiquei seis meses de licença cuidando do bebê, o melhor presente que poderia receber. Esta fase foi muito importante e, agora, ao retornar ao trabalho, é bom ver o reconhecimento dos resultados do novo carro. Nosso trabalho está sendo valorizado em todo o mundo", diz Luciana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário