sexta-feira, 8 de março de 2013

De Joelhos, Agricultores Só Esperam a Ajuda De Deus.

Sem o Apoio Do Governo Federal, Estados De Mãos Atadas, Sem Recursos Próprios, Deixam Os Produtores Rurais à Mercê Da Própria Sorte.
 
                     Os Blogs de Edson Dantas- O Polêmico e de Tonny Washington, ambos de Florânia/RN,  no estado foram os pioneiros em deixar cair a máscara do Governo Federal, para mostrar a realidade do homem do campo. Eles registraram fotograficamente as fruteiras do proprietário rural João Batista de Carvalho, o “João Lucas”, que trabalhou a vida inteira na formação de pomar, que produzia as mais variadas frutas da região. Seu pequeno sítio, localizado na localidade de “Pará Velho”, já no município de São Vicente, era um exemplo do trabalho de um homem empreendedor, trabalhador rural e exímio produtor de frutas da região. Deste pequeno sítio de poucos hectares, criou a sua família e encaminhou seus filhos para o estudo e deu o exemplo de com terra, água e força de vontade para trabalhar, o homem poderia viver e sustentar a sua família com dignidade e educação, produzindo mais de cinqüenta toneladas anuais de polpa de frutas e mais de mil caixas de pinha por ano, além de produzir 10 mil bananas por mês.
                Agora, as imagens fotográficas registradas por Edson Dantas e por Tonny Washington mostram de forma clara, como o Governo Federal trata mal à aqueles que querem produzir e, da agricultura, tirarem o sustendo de seus familiares.
                 Mas, a impiedosa seca chegou. E, pelas imagens, deixou o fruto de um trabalho de quase 25 anos, se transformasse numa terra sem umidade e a vegetação do pomar totalmente seca, com seus galhos retorcidos e 80% morta. O trabalho desse agricultor e sua família, praticamente, se perdeu todo. Agora tudo foi de seca abaixo, sem qualquer solução à vista.
                 Segundo os repórteres, no seu desespero, o agricultou chorou e, ajoelhado no seu chão, fez um apelo a Governadora Rosalba Ciarlini para que esta mande perfurar um poço tubular em sua terra para que ele possa salvar um pouco do pomar que ainda não morreu em virtude da seca.
O agricultor clama por água.

                Chorando, o produtor rural se ajoelha e faz um apelo para que a governadora do estado, Rosalba Ciarlini, autorize a instalação de um poço tubular já perfurado em sua propriedade, o que amenizaria os efeitos da seca. E, diante desta realidade, aos dois repórteres o Sr. João Lucas Fez o seguinte apelo: “Governadora, eu só quero água. Faço um apelo para que a Senhora instale meu poço para que eu possa sobreviver. Em 2012, na missa em ação de graças por sua vitória aqui em Tenente Laurentino Cruz, eu pedi que a Senhora mandasse instalar os poços para sobrevivência dos agricultores. Dois anos se passaram e nada foi feito”, lembra o agricultor. (Fotos de Edson Dantas - Fotografias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário