quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cantilena.

O Que Significa Esta Palavra?
É uma espécie de radiola velha que, quando o disco engancha, toca sempre a mesma coisa, repetidas vezes. A palavra “cantilena” significa ainda aquela coisa que alguém sempre promete nunca cumpre.
            Em tempo de eleição, de tudo aparece. PAparecem até certas figuras, que para elas vigora qualquer tipo de discurso, mesmo sabendo que o povo enterrou a ignorância e não embarca mais na mesma “cantilena” de sempre. O discurso de fazer críticas a quem quer que esteja no poder e enganar a população dizendo que, vai resolver os problemas do município só com seu gogó. Outros cumprem vários mandatos na dita casa do povo, muitas vezes indo às sessões do legislativo sob o efeito de alguns goles da “marvada” pinga e, com a cara mais mal lavada do mundo, dizem que só eles trabalham e que os outros políticos nada fazem.
            Agora, quando chegam perto das eleições, “pense nuns homes bom!”. Descobrem até que a educação do segundo grau é de responsabilidade do poder público municipal (que ignorância!), na mesma cantilena de sempre, pensando que o povo é burro, ignorante e besta. Dizem que todos os problemas da saúde devem ser resolvidos no município (que ignorância de novo!), desconhecendo que o SUS propôs uma saúde hierarquizada e descentralizada, elegendo para os pequenos municípios, os atendimentos primários; Já os atendimentos de média complexidade, o sistema determinou a responsabilidade para os municípios de médio porte e os atendimentos de maior complexidade, determinou a responsabilidade para os centros maiores. Daí se conclui que, ou quem faz críticas a este modelo implantado pelo SUS – cobrando dos pequenos municípios todo tipo de atendimento - é ignorante, burro, ou é mal intencionado. Que está falando daquilo que não entende ou ignora, ou está fazendo discurso demagogo, querendo crer que o povo é ignorante.
            Está na hora das pessoas saberem separar o joio do trigo. De identificarem qual é o pedaço bom e qual é o pedaço podre da política municipal. Está na hora do povo identificar o que cada candidato faz pela população, quando está no exercício de um mandato eletivo. Que quem ganha muito nos seus outros empregos fora de São Vicente, não queira se perpetuar num mandato de vereador, só para receber esse seu salário de um bom emprego, sem “dar um prego numa barra de sabão” e ainda por cima, viver gozando a vida numa boa, em nosso município! Está na hora do povo fazer a cantilena parar de tocar! (quem se identificar com o tipo que bote a carapuça na cabeça).

Nenhum comentário:

Postar um comentário