quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Vaqueiros Fazem Festa no RN

 Para a Festa Vieram Vaqueiros de Todas as Regiões do Rio Grande do Norte.
A Festa do Vaqueiro Visa a Preservação da Tradição dos Vaqueiros Nordestinos.


            Mais de uma centena de vaqueiros se  reuniram hoje (09) numa grande confraternização realizada na Fazenda Bonfim, em São José de Mipibu,  Zona Agreste do Rio Grande do Norte.  O evento teve lugar onde funciona o Projeto Cultural Museu do Vaqueiro e o Forró da Lua. O encontro é realizado há oito anos na primeira semana de dezembro. É representa uma homenagem aos homens que desbravaram a região Nordeste, diz o agrônomo e organizador da festa do vaqueiro, Marcos Lopes.
Este ano, apenas na cavalgada, foram registrados mais de 100 participantes entre vaqueiros, ex-vaqueiros, membros da igreja e simpatizantes. ``O objetivo é integrar a população em torno da igreja, diz o organizador da cavalgada, Evalto Pereira do Nascimento. Padre José Lenilson de Morais, que está á frente da igreja, complementa que o objetivo é aproximar os homens que trabalham com o gado e com a terra da igreja e proporcionar um momento de lazer sadio a população. “Estamos unindo as pessoas em torno da fé”, comenta.

             Os participantes saíram da igreja de Nísia Floresta até a Fazenda Bonfim. A cavalgada atraiu gente de todas as idades que tem em comum a paixão pelos animais. O pecuarista José Miranda, 45, participa desde a primeira edição. Já o agricultor Gilberto Borges, 39, se juntou ao grupo na edição deste ano e levou junto o filho, Gildson, de 10. Desde os quatro anos de idade o menino monta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário