segunda-feira, 3 de junho de 2013

Campanha Contra a Febre Aftosa Espera Vacinar 600 Mil Cabeças De Gado No RN.

Imunização Do Rebanho Vai Permitir Aos Criadores Do RN Terem Liberação Para Comercializar Sem Barreiras Sanitárias.
              Teve início nesta segunda-feira (3) a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte, segundo estimativa da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc) a expectativa é de que cerca de 600 mil cabeças de gado sejam vacinadas.
               De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca José Teixeira Júnior, não há um número exato de cabeças de gado, mas os pecuaristas devem procurar imunizar o rebanho.
              “A campanha vai seguir até o dia 30 por isso os pecuaristas devem adquirir a vacina e realizar a declaração junto ao Idiarn para termos o número total do rebanho e que também permitirá aos pecuaristas ficarem aptos a receber o milho da Conab”, afirmou o secretário.
               A campanha que deveria ter iniciado no mês de maio foi adiada no Rio Grande do Norte deveria ter sido realizada no mês de maio, mas devido à seca que teve a baixa de 40% no rebanho potiguar houve o adiamento.
             Segundo o presidente da Anorc, Marcos Aurélio Sá a vacinação do rebanho permitirá aos produtores do Estado receber o selo de imunização do vírus da aftosa e a liberação do Ministério da Agricultura para a comercialização do gado com outros estados.

              “Com a liberação das barreiras que impediam a comercialização do gado, temos a expectativa de alavancar a economia rural com a participação em feiras nacionais e uma maior integração na relação comercial com os ouros estados”, disse Marcos Aurélio Sá.
             A abertura da campanha aconteceu na manhã desta segunda-feira no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e representantes da Secretaria de Agricultura, Idiarn e dos produtores rurais.

Orientações

• Adquira a vacina com antecedência, pois o calendário não será prorrogado;

• A vacina deve ser comprada apenas em lojas credenciadas pelo IDIARN e Ministério da Agricultura;

• Peça a nota fiscal específica em seu nome e com o CPF ou CNPJ declare a vacinação no escritório da EMATER, IDIARN ou Prefeitura da sua cidade;

• Mantenha o seu cadastro atualizado;

• Nunca compre e nem venda animais sem a Guia de Trânsito Animal (GTA);

Nenhum comentário:

Postar um comentário