sexta-feira, 5 de abril de 2013

Hipertensos: Brasil Tem 17 Milhões De Doentes.

Hipertensão Arterial: Doença é Responsável Pela Redução Da Qualidade De Vida e infartos E Outras Doenças Correlatas No País. No Próximo Dia 7 De Abril é o Seu Dia De Conscientização.
            No próximo domingo, dia 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde e, neste ano, o tema escolhido como tema pela OMS é a hipertensão arterial.
            De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), é uma das causas de redução da qualidade e expectativa de vida e o principal fator de risco para infartos, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, derrames (acidente vascular cerebral - AVC), alterações na visão, entre outros. Pacientes hipertensos devem ter acompanhamento de um médico para aumentar a sobrevida.
           Como sugestão de fonte para entrevistas, deixamos à disposição os médicos de família e comunidade da SBMFC. O médico de família é o especialista responsável por cuidar da saúde da população com base no princípio biopsicossocial, ou seja, na análise física, psicológica e do contexto social em que está inserido o paciente, podendo a partir daí não só diagnosticar e tratar, mas, principalmente, prevenir doenças como asma, diabetes, hepatites, depressão, entre outras.
           É aquele que não quer saber apenas qual doença a pessoa apresenta, mas sim, quem tem determinada doença, e como vivencia o problema. Por isso, levam em consideração características como idade, sexo e ambiente familiar e social, pontos que interferem na causa das doenças e no diagnóstico adequado. É o especialista em pessoas, por meio de um cuidado contínuo e integral da saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário