sexta-feira, 16 de julho de 2010

Pesquisa Divulgada no site da Folha de São Paulo, Prevê Rosalba Sendo Eleita Já No 1.º Turno.

,
Rosalba Com Chances de Vitória Já No 1.º Turno.
José Agripino Sempre de Olho Nas Pesquisa Prá Governador.
Rosalba Se Liga Disparada Em 1.º Lugar Na Pesquisa da Folha.

Segundo pesquisa realizada pelo jornal paulista Folha de São Paulo, a Senadora Rosalba Ciarlini (DEM) pode ser eleita já no 1.º Turno. O Rio Grande do Norte poderá ser o único estado brasileiro a ser governado pelo DEM.

Pesquisas disponíveis em 23 Estados e no Distrito Federal indicam que 18 disputam a governador podem ser definidas no 1º turno.

Também em 18 unidades da Federação há candidatos competitivos que estão em primeiro lugar ou com chance de ir ao segundo turno representando as forças políticas que já estão no poder.

O Estado recordista da longevidade de um mesmo grupo no governo é São Paulo. Desde 1994 o PSDB ganha seguidamente às eleições. Não há equivalente em nenhuma outra região do país.

Estados do Nordeste, em geral tidos como redutos de coronelismo político, tiveram alternância de poder. A Bahia, dominada historicamente por políticos ligados ao DEM (antigo PFL), foi conquistada pelo PT em 2006.

Agora, se vencer neste ano em São Paulo, o PSDB registrará um novo recorde: a chance de ficar 20 anos no poder. No momento, o candidato tucano ao Bandeirantes, Geraldo Alckmin, lidera as pesquisas, podendo encerrar a disputa no 1º turno.

O contraponto ao PSDB em termos de longevidade é o PT no Estado do Acre. Os petistas venceram todas as eleições desde 1998. Neste ano, o partido continua competitivo, com o senador Tião Viana à frente nas pesquisas.

As pesquisas listadas na tabela desta página mostram apenas a linha de largada da eleição deste ano. Feita a ressalva, se a tendência for mantida, não haverá grandes alterações na composição geral de número de governadores por sigla em 2011.

O PMDB, que hoje governa nove Estados, tem chances em ao menos oito localidades. O DEM, que não governa nenhum Estado, é favorito só no Rio Grande do Norte.

Fonte: folha.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário