Investimentos Nesta Modalidade De Energia Beneficiarão As comunidades Onde Os Parques Serão Instalados No RN, Inclusive Na Serra de Santana.
Pela terceira vez consecutiva, o Rio Grande do Norte é líder em número de projetos eólicos habilitados a participar dos leilões de energia eólica. No ano de 2011, dos projetos aprovados em todo país, (31,25%) estão no Rio Grande do Norte - estado que conseguiu aprovar 64,6% dos projetos inscritos nos dois leilões. Grande parte desses projetos serão implantados na serra de Santana. A oferta de energia no RN chega a 1.989 MW - 32,86% do total habilitado. O Rio Grande do Sul, segundo colocado, responde por 24% do total de energia eólica ofertada.
Para viabilizar projetos já aprovados, o Estado terá de investir em infra-estrutura, aprimorar a logística e agilizar licenças ambientais. A tendência, segundo Jean Paul Prates, ex-secretário estadual de Energia e atual presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), é que o RN seja, mais uma vez, líder em projetos vencedores. "Quem tem mais projetos habilitados, tem mais chance de vencer", justifica. Habilitar 75 dos 116 projetos inscritos nos dois leilões, segundo Prates, é reflexo do trabalho desenvolvido ao longo de vários anos no estado. "Significa que empresas e o governo trabalharam bem". A fase de habilitação é a etapa em que é feita a conferência de documentos jurídicos, institucionais e técnicos, como licenças, dos projetos inscritos.
Para viabilizar todos os projetos aprovados, que sairão do papel num período muito próximo, o estado terá que investir em infra-estrutura, aprimorar a logística e agilizar o processo de licenciamento de parques eólicos, considerados gargalos pelos investidores. E, é no rastro desses investimentos é que as comunidades serranas serão beneficiadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário