A Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte promove nesta sexta-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, e no sábado (26) atividades para estimular a doação em vários órgãos onde funcionam bancos de sangue no Rio Grande do Norte.
Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e alimentado e levar um documento original com foto (RG, Carteira de Trabalho, CNH). É necessário respeitar os intervalos para novas doações - homens são 60 dias e mulheres 90 dias.
Entre os impedimentos temporários estão: resfriado (aguardar sete dias), gravidez, amamentação, ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, tatuagem (um ano), e situações nas quais há maior risco de adquirir DST (aguardar 12 meses).
Não pode doar quem teve hepatite após os 10 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial de hepatites B e C, AIDS, doenças associadas ao vírus HTVL I e II e doença de chagas, uso de drogas ilícitas injetáveis e malária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário