quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Prefeito Benes Leocádio: “esse é o pior momento vivido pelos municípios”

Prefeito Benes Leocádio, Presidente da FEMURN, Demonstra sua
Preocupação Com a Queda nas Arrecadações das Prefeituras do RN.

Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio, avaliou que a crise financeira vivida pelas Prefeituras potiguares é o pior da história.

“Trata-se do pior momento já vivido pelas prefeituras na história recente do municipalismo brasileiro”, diagnosticou. Benes Leocádio citou como exemplo o município de Lajes, da qual é prefeito pela quarta vez. “É a primeira vez, em 13 anos anos de administração que como prefeito de Lajes me vejo obrigado, por absoluta falta de condições financeiras, a atrasar salários de servidores”, revelou o prefeito.

Números divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios mostram a gravidade da crise financeira que assola as prefeituras de todo o País.

De acordo com levantamento da CNM, divulgado na quarta-feira, 20, de janeiro a setembro deste ano, o Fundo de Participação dos Municípios ficou 9% abaixo do total repassado às prefeituras em igual período de 2008. O percentual é apenas nominal, porque não leva conta os reajustes anuais de salário-mínimo, causadores de grande impacto nas finanças municipais. Os valores incluem o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), aprovado pelo Congresso e efetivado pelo Governo Federal em 2009 para compensar as quedas do FPM em relação a 2008. Solicitada neste ano de 2010 para compensar as perdas em relação a 2009, um novo AFM não foi executado pelo Governo do presidente Lula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário