quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Iaperí Araujo, Escritor Vicentino, Lança Livro Que Narra a Saga do Cangaço.

Dr. Iaperí Araujo, Membro da Academia Norte Riograndense
de Letras Lança Livro Sobre Cangaço em Natal.


A história de resistente bravura do sertanejo nordestino recebe hoje mais um relato minucioso. São páginas dedicadas à eterna guerra vivenciada no Nordeste Setentrional. Seja entre seca e dignidade; entre a justiça divina e a social; ou entre as leis impostas pelos cangaceiros e as leis da sobrevivência. Desta vez, o médico, artista plástico e escritor Iaperi Araújo contextualizou as origens da nordestinidade a partir da morte de el-Rey Dom Sebastião na África - o rei de Portugal de alma guerreira e repleta de senso de justiça, morto em 1578. Este foi o mote para o escritor publicar No Rastro dos Cangaceiros (Sebo Vermelho, 152 pág, R$ 30).
O livro é considerado uma das três publicações mais importantes do cangaço escritas no Rio Grande do Norte; um livro referencial no assunto, como são A Marcha de Lampião, de Aldo Fernandes, e Lampião e o Rio Grande do Norte - A História da Grande Jornada, de Sérgio Dantas. A obra será lançada hoje, logo após a homenagemoferecida pela Câmara Municipal de Natal ao conceder o título de cidadão natalense a Iaperi Araújo, natural de São Vicente, nos arredores da Serra de Santana. A solenidade começa às 18h. (O livro tem um rico acervo fotográfico).

O autor relata na apresentação alguma modéstia. Segundo Iaperi, muitas datas e muitos lugares foram omitidos. "Foi sem querer. Não é uma cronologia completa. Difícil que alguém a faça. É uma tarefa imensa pois envolve muitas informações sequer registradas mas que permanecem vivas na lembrança do povo". O escritor disse ainda que buscou registros adicionais datados, "o que é incomum nos entusiasmados pesquisadores da História". Além da disposição cronológica dos capítulos, o livro também traz rico acervo fotográfico em cada página e material gráfico qualificado, a partir da capa elaborada pelo capista Alexandre Oliveira.

Nas palavras ásperas do editor Abimael Silva, talvez haja uma realidade camuflada nos livros do gênero: "A picaretagem reina em três ramos das publicações no Brasil: poesia, auto-ajuda e cangaço. Para você encontrar alguma coisa séria é preciso queimar muita pestana e gastar muito dinheiro à toa. No mínimo, 80% dessas publicações são conversa fiada. E digo 80% para não ferir muitos por aí". E completa: "Iaperi não fez mais um livro sobre o cangaço, Iaperi fez um livro definitivo sobre o cangaço". (matéria transcrita do Diário de Natal deste dia 21/10/2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário