quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Barcelona Não Conseguiu e Flu Tenta Craque Mirim.

Flu Ainda Tenta Contratar Cassiano: O Menino
Que Recusou o Barcelona.
                O menino Cassiano Bouzon ainda não decidiu seu futuro. Depois de chamar a atenção do Barcelona e ser aprovado em um teste do clube catalão no fim de 2012, o jogador de apenas 11 anos recusou a proposta porque a mesma não incluía os custos da ida de sua família para a Espanha. Foi quando o Fluminense entrou na jogada. O negócio já esteve muito perto de ser concretizado, mas está indefinido. A principal preocupação dos parentes do jogador é de que Salvador oferece uma qualidade de vida melhor do que Xerém.
             - O que tínhamos para fazer já foi feito. Estamos esperando a resposta agora. A mãe não sabe mais se quer viver em Xerém por causa de questões como moradia, escola… – resumiu o coordenador geral das categorias de base do Flu, Fernando Simone.
              O dirigente explicou ainda que o Fluminense não deu um prazo para o fim da negociação.
               - Não temos um prazo para resolver o assunto. Estamos aguardando. Até porque a categoria dele, a pré-mirim, só está voltando aos treinos agora.
             Cassiano se destacou depois que familiares postaram na internet um vídeo seu jogando futebol. As imagens do baixinho veloz e driblador chamaram a atenção do Barcelona, que o convidou para um período de testes de 20 dias na Espanha com tudo pago. Logo foi chamado de “menino prodígio que surpreende o Brasil” pelo site do jornal espanhol Marca. Clubes como Grêmio e Vitória também demonstraram interesse na contratação de Cassiano.
Fonte: Globo/Esporte.

Papa Faz Ultimo Pronunciamento No Cargo.

"Castel Gandolfo" Se Emociona Com Último Pronunciamento De Bento XVI.
              A cidade de Castel Gandolfo, perto de Roma, vivenciou nesta quinta-feira a experiência de ser palco do último pronunciamento do primeiro Papa em 700 anos a renunciar ao cargo. A última bênção de Bento XVI deixou emocionados as centenas de fieis congregados nesta cidadezinha pitoresca e localizada a cerca de 30km de Roma.
             Foi da varanda do terceiro andar da imponente fachada virada para a praça da cidade que Joseph Ratzinger acenou pela última vez como o papa Bento XVI. "Significa muito para nós que o Papa tenha escolhido despedir-se do público aqui, é um dia muito emocionante", afirma Patrizia Gasperini, 40 anos, que trabalha numa loja de souvenirs a alguns passos das portas da casa, que se fechará às 19h (hora local) para marcar o fim do pontificado de Bento XVI.
             "Nós tivemos o privilégio de descobrir ao longo dos anos um aspecto mais humano de sua personalidade e nós nos apegamos a ele", explica Patrizia, dizendo que sua filha de 8 anos, batizada Benedetta em homenagem ao Papa, escreveu com os colegas da escola uma carta de adeus ao pontífice. "Obrigada Bento, nós estamos com você!", proclama uma inscrição em letras prateadas colocada ao lado da pequena igreja da casa, onde hordas de jornalistas já estão presentes.
             Segundo os moradores de Castel Gandolfo, Bento XVI, que passará os dois primeiros meses de sua aposentadoria na cidade, não inspirou emoções intensas nem conquistou grandes multidões como seu predecessor João Paulo II. "João Paulo II era uma pessoa muito calorosa, ele conquistava especialmente os jovens. Bento XVI é mais reservado, e menos peregrinos vieram aqui para vê-lo", notou Simone Piloto.
               Mas a decisão do papa alemão de renunciar ao trono de São Pedro aos 85 anos ao final de oito anos de um pontificado tumultuado, mudou a opinião de alguns deles, segundo os quais ele teria se recusado a se envolver nos escândalos de uma Igreja em crise. "Nós descobrimos que por trás do aspecto frio de esconde um homem honesto. Ele falou ontem dos mares tormentados de seu pontificado e eu acredito que agora ele deve dizer o que sabe", estima Veronica Radoi, 30 anos, que gerencia um pequeno restaurante.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Promoções Verticais de Professores Começarão a Ser Pagas.

Governadora Rosalba Anuncia Pagamento De Promoções a Professores, Que Estavam Retidas Desde 2006.
                A governadora Rosalba Ciarlini, e a secretária de Estado da Educação, professora Betânia Ramalho, aproveitaram o início do Ano Letivo 2013 para anunciar a liberação das promoções verticais dos professores da rede estadual, que desde 2006 não eram concedidas. Promoções verticais são aquelas que o servidor tem direito após concluir qualificações como pós-graduação, especialização, mestrado ou doutorado.
               Neste mês de fevereiro, serão pagas as promoções dos anos de 2006 a 2009, publicadas no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (08). Já as promoções dos anos de 2010 a 2012 serão pagas na folha do mês de março. Segundo a Governadora, os processos abertos a partir de 2013 terão suas promoções publicadas automaticamente, na medida em que forem concluídos.
               Rosalba Ciarlini também anunciou a liberação das promoções horizontais, com a concessão de uma letra para todos os professores, a partir do mês de abril. Apenas os servidores que estão na letra A, em estado probatório, não receberão o benefício, que é concedido por tempo de serviço ou avaliação do profissional. Os primeiros a receber as promoções horizontais serão os servidores com maior tempo de serviço.

João Maia Ativará Instâncias De Decisão No PR.

PR Faz Mudanças Para Dividir Tomada De Decisões.
                O Partido da República (PR) no Rio Grande do Norte terá mudanças a partir do próximo sábado (02), quando acontecerá um encontro, em Natal, que vai reunir prefeitos e vice-prefeitos eleitos do PR, presidentes das Câmaras Municipais e presidentes das Comissões Provisórias do PR dos 32 maiores colégios eleitorais do Estado.
                Durante o evento, o presidente estadual do PR, o deputado federal João Maia irá anunciar a criação de quatro instâncias de decisão: Conselho de Ética; Conselho de Estratégia e Desenvolvimento Partidário; Núcleo Central de Decisão e os Núcleos Centrais de Decisão Regionais, que atenderá todas as regiões.
                As mudanças fazem parte de um projeto do deputado João Maia, que vem sendo discutido com lideranças de todo Estado e atende a exigência de crescimento do próprio partido. "Democratizar as decisões é o caminho a ser percorrido para aproximar o partido cada vez mais dos seus militantes e das necessidades do povo do Rio Grande do Norte", garante João Maia.
                A criação dos Núcleos de Decisões Regionais terá como lema: "Mais perto das bases, mais perto do povo". O encontro será realizado no próximo dia 02 de março, a partir das 9h, no Hotel Rifolis, em Natal. A participação de mais de cem lideranças do PR já foi confirmada.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

APAMI/Acari: Deputado Pretende Ajudar a Maternidade.

Ao Lado De Aliados, João Maia Visitará Maternidade De Acari, Nesta Sexta-Feira.
                   O deputado federal João Maia (PR) visitará nesta sexta-feira (01) a Maternidade de Acari, mantida com dificuldades por uma Associação APAMI. O convite foi feito pela vereadora Albervânia (PR), e a visita será na companhia dos ex-prefeitos Tom, Juarez Bezerra, José Fernandes, vereadores e o presidente da APAMI, Vagner Dantas.
                “Vamos aproveitar a visita do deputado João Maia e pedir todo seu empenho para ajudar a nossa maternidade a continuar servindo as pessoas de Acari e quem dela precisar. Não tenho nenhuma dúvida que o deputado vai abraçar essa campanha de corpo e alma”, disse Albervânia.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Seca Agrava Escassez De Trabalho e Renda No RN, Reclamam Agricultores.

Federação Da Agricultura e Pecuária Do RN Visitou Cinco Cidades Do Estado. Em Pauta: Averiguação Dos Problemas Gerados Pela Estiagem e a Inexistência de Oportunidades de Trabalho e Renda.
           Os produtores de leite, agropecuaristas e agricultores do interior do Rio Grande do Norte reclamam da falta de mão de obra para trabalhar nas atividades rurais. Segundo eles, os trabalhadores do campo preferem viver da renda dos programas sociais criados pelo Governo do Federal ao invés de trabalharem diretamente no campo.
           Neste final de semana, uma equipe da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN) visitou cinco municípios das regiões Central, Oeste e Seridó do estado para constatar os efeitos da seca. O imprensa acompanhou o trabalho. A expedição foi a Lajes, Santana do Matos, Apodi, Pau dos Ferros e Caicó. E, em todos estes municípios, os produtores rurais reclamaram da falta de mão de obra para a atividade no campo.
            De acordo com os produtores, auxílios pagos pelo Governo Federal têm ajudado a combater a fome, principalmente em épocas de estiagem. No entanto, esta mesma ajuda, principalmente recursos pagos pelo 'Bolsa Família' e 'Salário Maternidade', também têm contribuído para que os trabalhadores desistam das atividades rurais.
           O Salário Maternidade da Segurada Especial é o auxílio que mais contempla os agricultores de subsistência do interior do Estado. De acordo com informações da FAERN, as mães recebem quatro salários mínimos divididos em quatro meses seguidos após a solicitação do benefício.
            Antônio Arruda da Cunha, o 'Antônio da Volta', é lacticultor de Santana do Matos, cidade distante 191 quilômetros de Natal. Ele disse que perdeu quase metade dos colaboradores que o auxiliavam nas atividades que ele desenvolve na fazenda. “Eles preferem viver do dinheiro das bolsas que o Governo Federal paga”, afirmou.
          Com a escassez de água para o plantio de capim para alimentar o gado, os produtores utilizam alternativas para tentar deixar o rebanho vivo. É comum o uso de farelos de grãos, palma forrageira e xiquexique queimado. Porém não está sendo fácil conseguir trabalhadores para carregarem caminhões com os alimentos e atuarem na queima do xiquexique e alimentação do gado. Antônio da Volta disse que tem 30 pessoas em sua fazenda que fazem os serviços a um preço de R$ 50 por dia. “Mas eu já tive 60 pessoas trabalhando pra mim. Ninguém mais quer ir pra lida”, disse.
          A cidade de Apodi, distante 328 quilômetros da capital potiguar, possui metade da população vivendo na zona urbana e a outra metade na zona rural. E, como relatou o pecuarista Aldo Lobo, mesmo assim há uma grande dificuldade para encontrar trabalhadores. “Precisamos de políticas públicas para os produtores”, reclamou.
           Em Caicó, o pecuarista Raimundo Nóbrega, dono da Fazenda Pedreira, também reclamou da escassez de gente para trabalhar no campo. Ele disse que um de seus colaboradores o afirmou que iria largar o trabalho para viver do benefício do Salário Maternidade. “Ele disse que ia fazer mais filhos para aumentar o dinheiro”, revelou. Raimundo Nóbrega vai levar o rebanho para uma propriedade dele no Pará, para evitar a perda de todas as cabeças de gado. Ele possuía 1.200, mas a seca matou 500 dos animais. O pecuarista afirmou que somente com uma política de incentivo monetário aos produtores rurais, o Governo do Estado pode auxiliar no combate aos problemas provocados pela seca. “Só com financiamento com juros mais baixos e preços de alimentos para os animais também menores”, explicou.
            Os produtores rurais também disseram que não compensa o cadastro na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o recebimento do grão, pois a quantidade não é suficiente. (Fonte G1)

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Transporte Escolar De Qualidade.

              A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) entregou vinte e três ônibus escolares a quase todos os municípios do Seridó. A entrega foi na manhã deste sábado (23) em Caicó, onde Rosalba esteve acompanhado do senador José Agripino, autor da emenda dos transportes escolares, dos deputados federais João Maia, Felipe Maia e Betinho Rosado, dos deputados estaduais Vivaldo Costa e Leonardo Rego, além de diversas autoridades da região. Em entrevista ao Blog o senador e autor da emenda, José Agripino Maia (DEM) comemorou a entrega dos investimentos no Seridó.
             São 143 Ônibus para o Estado inteiro e isso é produto de articulação do Legislativo com o Executivo. Isso foi um entendimento meu com Rosalba para fazer uma ação coordenada no âmbito da educação, isso não é uma ação isolada, é uma peça de num programa voltado para melhorar a educação. É a segunda emenda que eu coloco ao fim do governo os municípios do RN terão todos, ônibus escolares novos para acabar com esse problema do estudante da Zona Rural não ter como chegar, civilizadamente na escola”, destacou.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Núcleo Central: Suporte Democrático Às Decisões Do PR.

Deputado João Maia (PR) Decide Criar Núcleo Central De Decisões No Estado.
               O Partido da República vai realizar no próximo dia 02 de março, a partir das 9h, no Hotel Rífolis, em Natal, um encontro, com prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, presidentes do partido nos 32 maiores colégios eleitorais e lideranças regionais, para criação do Núcleo Central de Decisão do PR no Rio Grande do Norte.
              A criação do Núcleo Central de Decisão do PR é um projeto do deputado João Maia, que vem sendo discutido com lideranças de todo estado e atende a exigência de crescimento do próprio partido. "Democratizar as decisões é o caminho a ser percorrido para aproximar o partido cada vez mais dos seus militantes e das necessidades do povo do Rio Grande do Norte", garante João Maia.
             A direção estadual proporá nesse encontro a criação dos Núcleos de Decisões Regionais. O lema é: "Mais perto das bases, mais perto do povo".

Previsão De Chuvas Para o Nordeste: Abaixo da Média.

Reunião Entre Meteorologistas De Todo o Nordeste Aconteceu Nos Dias 21 e 22. Resultado Da Reunião De Análise Climática Traz Previsões Até Maio.
               Os meteorologistas do Nordeste estão prevendo um inverno abaixo do normal para o semi-árido nordestino e de normal a acima do normal para o litoral. Esse é o resultado da IV Reunião de Análise Climática para a Região Nordeste do Brasil 2013, que aconteceu dias 21 e 22 na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
               De acordo com nota divulgada pela Emparn na manhã desta sexta, para o período de março a maio, utilizando uma escala percentual, os especialistas do Nordeste estimam uma tendência com categoria abaixo do normal tendo a maior probabilidade de ocorrência (40%), categoria normal (35%) e acima do normal (25%). Os meteorologistas observaram no oceano Pacífico Equatorial condições de neutralidade em termos de Temperatura da Superfície do Mar (TSM). Já no oceano Atlântico Tropical Norte e próximo à costa da África, “ressalta-se a presença de anomalias de TSM, com valores em torno de 0,5 o C”.
               Mesmo com essa previsão, os meteorologistas chegaram a conclusão, após dois dias de análises, que não existem sinais evidentes se o Nordeste terá um ano de chuvas normais ou não. Os parâmetros observados, como as águas dos oceanos Pacífico e Atlântico, as Zonas de Leste e a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), não são suficientes no momento para uma conclusão.
               Os meteorologistas ressaltam que, “tanto na região semi-árida nordestina como na faixa leste tem como característica a alta variabilidade espacial e temporal dos índices pluviométricos; isso significa que algumas localidades poderão receber a quantidade de chuva menor do que outras, além da possibilidade de ocorrência de ventos extremos. Com isso é de fundamental importância o acompanhamento das previsões do tempo da sua região e do monitoramento das condições oceânico-atmosféricas.”

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Padre João Maria: À Caminho Da Beatificação.

 Beatificação Do Padre Potiguar João Maria Aguarda Apenas a Comprovação De Um Milagre.
              Uma cena forte, vista pela reportagem serve de emblema da devoção ao padre João Maria Cavalcante de Brito, uma das figuras centrais na história da Igreja Católica no Rio Grande do Norte. Dona Elita Araújo Cavalcanti, 80 anos, ajoelhada diante de um altar ofertado ao vigário que encantou potiguares no final do século 19, limpava-o com um pano diminuto. Natural de Ceuzeta, ela, que integra a diretoria do Apostolado da Oração da igreja Nossa Senhora de Lourdes, localizada em uma área conhecida como Alto do Juruá (entre os bairros de Petrópolis, Mãe Luiza e Areia Preta), fala do líder espiritual com a mesma empolgação que ele doava para flagelados da seca recém-chegados a Natal, então com menos de 20 mil habitantes.
             “Mesmo sem conviver com ele, sinto sua presença. Ele foi um santo que o Rio Grande do Norte teve e que deveria valorizar mais”, diz dona Elita, vizinha da igreja desde os anos 1950. A valorização cobrada teve início efetivo em 2002, com a abertura do processo de beatificação do padre morto em 1905, aos 57 anos, por varíola – doença que combateu com fervor durante a epidemia que grassou o Nordeste brasileiro nas três décadas finais de sua vida. Na primeira escala para transformá-lo em beato, o processo foi encaminhado a Roma, onde permanece engavetado.
              “Quando o processo é aberto, ele já se torna Servo de Deus. Agora depende de um milagre feito por ele, para apresentarmos novas evidências do que já é consagrado pelo povo de Natal. O que ele representa no imaginário popular, com uma vida pobre, simples, caridosa, que acolhia os migrantes da seca, dando roupa, remédios, comida, isso tudo já o transforma em um santo”, diz o padre Robério Camilo da Silva, pároco da igreja que um dia serviu de morada para o fundador da imprensa católica no Estado, ao lançar o jornal Oito de Setembro. Política e paciência estão no cerne da expectativa por sua beatificação.
               Para tanto, o cônego José Mário, pároco da igreja Bom Jesus das Dores, na Ribeira, e Postulador da Causa dos Santos, está na capital italiana para concluir um curso de três meses, que envolve ensinamentos sobre a burocracia no processo. “Desde 1950 se fala nesse processo. Na época do Papa João Paulo II, houve uma desburocratização, uma abertura maior. Infelizmente, não posso garantir um prazo para isso ser concluído. Como eu disse, estamos aguardando por um novo milagre do padre João Maria”, diz Padre Robério Camilo.
                “Ele teve um papel muito importante na organização do povo, no despertar dos direitos civis. Beatificado ou não, permanece a Palavra de Deus que ele conduziu tão bem. O santo não é o perfeito, mas é o justo, o bom, o honesto, o verdadeiro. Imagine que padre Cícero, com milhões de devotos, ainda não teve seu processo aceito. A Igreja é a primeira a duvidar, para não aceitar qualquer um”, confirma padre Robério, à frente da paróquia desde 2009 – todo dia 16, data da morte do padre (16 de outubro de 1905), é celebrada uma missa para conclamar pela beatificação do ‘Santo’ papa-jerimum.
               Com as mudanças sociais, econômicas e ideológicas ocorridas ao longo dos últimos 107 anos (tempo em que registra a morte de padre João Maria), a Igreja se viu forçada a reformular a abordagem no contato com fiéis. A medida serviu para agregar novidades, como cultos musicais e envolvimento direto com a política – caso do arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, atuante na abertura pós-Regime Militar. Nesse caminho, oportunistas usam a força da religião para benefício próprio, na contramão do que o filho do Seridó pregava – ele nasceu em uma fazenda que pertencia ao município de Caicó, mas hoje é lotada em Jardim de Piranhas.
              “No tempo dele, roupas, comida e remédio bastavam como ajuda material aos devotos. Hoje, as pessoas muitas vezes querem bens que não condizem com a postura católica. A Igreja está antenada com a política, com os direitos da sociedade, conscientizando as pessoas de que o Poder é nosso, do povo, não dessa turma que está aí”, atenta padre Robério. Como seguidor de um ser especial que atraiu a simpatia da então incipiente sociedade potiguar, ele sabe o valor de um símbolo do catolicismo no Estado para manter o diálogo permanente.(Fonte:JH).

Queda Na Segunda Parcela Do FPM.

                Com o valor inferior ao que era previsto no início deste mês (fevereiro), segundo previsão da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o valor da segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de fevereiro será depositado nas contas nesta quarta-feira, (20). O valor total a ser divido entre as 5.568 prefeituras é de R$ 365.566.869,96. Isso, levando-se em consideração o porcentual destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
             Essa previsão está de acordo com estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), sem a retenção do Fundeb, o montante chega a R$ 456.958.587,45. Um levantamento da entidade indica que o repasse é menor do que o estimado no início do mês, de 15,3% para este 2.º decêndio. Também mostra acumulo de R$ 13 bilhões do início do ano para cá, em valores brutos e corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Governo Monitoriza Obras de Estádios.

Ministro do Esporte Diz Que Prazos Para Entrega De Estádios Serão Cumpridos.

             O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reafirmou que os prazos de entrega dos estádios para as copas das Confederações e do Mundo serão cumpridos, conforme o calendário estabelecido pela FIFA. “Dos estádios da Copa das Confederações, dois foram entregues em dezembro e quatro serão entregues até abril”, informou o ministro.
             Ele disse que há mais seis com prazo até dezembro e que alguns serão abertos para jogos em setembro, como é o caso do estádio do Internacional, em Porto Alegre (RS). “Outros têm prazo antes dezembro, que é o caso do Corinthians, em São Paulo, mas a média é que eles serão entregues até dezembro, como é o caso da Arena das Dunas, em Natal”, afirmou.
           Aldo Rebelo adiantou que em março uma equipe coordenada por ele vai conferir a preparação e a organização da Copa das Confederações com os governos locais e estaduais. “Há, da nossa parte, rigor muito grande no cumprimento das tarefas determinadas para o bom andamento da Copa das Confederações e da Copa do Mundo”, ressaltou.

48 Municípios Do RN Apresentam Risco Muito Alto De Dengue, Diz SESAP.

Dados Foram Divulgados Pela Secretaria De Saúde Nesta Quinta (15). 74% Dos Municípios Potiguares Convivem Com a Possibilidade De Epidemia.
São Vicente Tem Risco Alto de Epidemia da Dengue.
          Quarenta e oito municípios do Rio Grande do Norte apresentam risco muito alto de dengue. O dado consta no Mapa de Vulnerabilidade para a identificação de áreas com maior risco para ocorrência da doença no estado divulgado nesta sexta-feira (15) pela Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap).

           Os 48 municípios com alto risco de dengue são: Acari, Assú, Bento Fernandes, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Ceará - Mirim, Florânia, Galinhos, Guamaré, Jandaíra, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, João Câmara, José da Penha, Lajes, Lajes Pintadas, Macaíba, Macau, Maxaranguape, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Paraná, Parazinho, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibú, São José do Campestre, São Miguel, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Tomé, Senador Georgino Avelino, Taipú, Tenente Laurentino Cruz, Tibáu, Tibáu do Sul, Touros e Viçosa.

          Segundo o Mapa, outros 40 municípios apresentam risco alto de dengue e 37 estão com risco baixo para uma epidemia da doença. A soma dos três índices indica que, atualmente, 74% dos 167 municípios do Rio Grande do Norte convivem com a possibilidade de uma epidemia de dengue.

          A finalidade do mapa é fornecer subsídios que possam auxiliar na delimitação das áreas que necessitam de maior fortalecimento das ações de combate ao vetor e organização dos serviços de saúde.

          O mapa de vulnerabilidade é elaborado a partir de uma matriz estatística, cuja classificação final de risco é um indicador composto pelos seguintes parâmetros: Incidência de dengue nos últimos 10 anos (número de casos suspeitos por cada 100.000 habitantes), Índice de Infestação Predial de 2009 a 2011 (Porcentagem de imóveis que possuíam focos positivos de dengue), Índice de Infestação Predial de 2012, Índice de Pendências de 2012 (Porcentagem de imóveis que não foi realizada a visita domiciliar do agente de endemias) e Densidade Demográfica de 2012.

         “Estamos programando um cronograma de visitas de monitoramento nos municípios da Grande Natal, que são os que apresentam grande densidade populacional e maior risco de chuva, por estarem na região litorânea. Trabalhando com estes municípios o nosso objetivo é diminuir a sobrecarga na assistência dos hospitais”, explicou Stella Leal, sub-coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SESAP.

           Para o restante dos municípios a SESAP irá trabalhar junto com as Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps) para que façam um acompanhamento mais de perto com os municípios pertencentes à sua região, dando continuidade às atividades rotineiras de combate a dengue.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

João Maia Participa De Solenidade De Entrega De Ônibus Escolares.

Ao Lado Da Governadora, Deputado Faz Entrega de 146 Ônibus Escolares Para Diversas Cidades do RN.
               O deputado federal e coordenador da bancada do RN no Congresso Nacional, João Maia, esteve ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, na manhã desta quinta-feira (14), participando da entrega dos novos ônibus adquiridos pelo Governo do Estado para reforçar a frota do transporte escolar em todo o Rio Grande do Norte.
              Durante seu discurso, João Maia falou da importância de se proporcionar aos filhos dos menos favorecidos condições de acesso à escola com segurança e conforto, como incentivo à vontade de aprender. Na solenidade foram entregues 53 ônibus para 45 municípios das regiões da Grande Natal, Agreste, Trairi e Mato Grande. Os prefeitos receberam os ônibus na Praça Pedro Velho, também conhecida como Praça Cívica, em Petrópolis, ao lado do Palácio dos Esportes.

               No sábado (16), acontecerão outras três entregas, totalizando 146 ônibus. Às 9h, em Caicó, a governadora fará a entrega de 23 ônibus, que beneficiarão os estudantes de 21 municípios da região do Seridó.  Às 15h, em Pau dos Ferros, haverá a entrega de 35 ônibus, para 20 municípios do Alto e Médio Oeste. Encerrando a programação, às 18h, em Mossoró, 25 ônibus serão entregues a 20 municípios da região Oeste e do Vale do Assú.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Brasileiros Têm Chance De Chegar a Santa Sé.

Os Brasileiros Odilo Scherer e João Bráz de Aviz São Cotados Para Assumir a Santa Sé.
               A notícia da renúncia do papa atiçou a bolsa de apostas para ver quem será seu sucessor. Bento XVI avisou que vai sair do trono de Pedro no fim deste mês depois de oito anos de mandato. Antes dele, apenas três pontífices fizeram o mesmo: Bento IX, em 1045; Celestino V, em 1294; e Gregório XII, em 1415. Quem quer que o substitua, terá de conviver com o fato de seu predecessor continuar vivo.
               Depois de João Paulo II, polonês, e do alemão que está de saída, as portas estão definitivamente abertas para outras nacionalidades que não a italiana. “Eu conheço muitos bispos e cardeais da América Latina que poderiam assumir a responsabilidade global pela Igreja”, disse o arcebispo Gerhard Mueller, chefe da Congregação pela Doutrina da Fé. Dois nomes brasileiros estão bem cotados pelos especialistas: Odilo Scherer e João Bráz de Aviz. Eles têm a seu favor, principalmente, o fato de o Brasil ser o país com o maior número de católicos do mundo (a América Latina, sozinha, possui 42% do rebanho, o maior bloco dentro da igreja. Na Europa, são 25%).
                O catarinense João Bráz de Aviz tem 65 anos e é prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, do Vaticano. Foi arcebispo de Brasília. Em 6 de janeiro de 2012, Bento XVI nomeou-o cardeal. Ele esteve numa audiência com o papa no mês passado. Dom Bráz é ligado à Teologia da Libertação, embora afirme diplomaticamente que ela quase o fez “deixar o sacerdócio”. Diz ele que “a opção preferencial pelos pobres é uma opção evangélica da qual dependerá, antes de tudo, a nossa salvação. A sua descoberta e a sua construção por parte da teologia da libertação significaram um olhar sincero e responsável da Igreja ao vasto fenômeno da exclusão social. João Paulo II afirmou à época – através de carta enviada à CNBB e entregue ao Cardeal Gantin – que a teologia da libertação não é somente útil, mas também necessária”.
            Na outra ponta, mais famoso, está o descendente de alemães radicados no Rio Grande do Sul, Dom Odilo Scherer, de 63 anos, arcebispo de São Paulo com uma larga experiência em Roma. Estudou na Universidade Gregoriana e depois trabalhou na Congregação dos Bispos entre 1994 e 2001. Scherer é um conservador, ligado ao Opus Dei. Recentemente, elogiou o STF no julgamento do Mensalão. Com perfil autoritário, no fim do ano passado, nomeou Anna Cintra reitora da PUC-SP, apesar de ela ter ficado em terceiro lugar na votação da comunidade acadêmica. Tradicionalmente, o grão-chanceler da universidade (Scherer) indica o primeiro colocado dessa lista tríplice. O crescimento das igrejas neo-pentecostais poderia ser um problema para sua candidatura.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Vai Renunciar. Notícia Pega Fiés De Surpresa!

Bento XVI Anuncia Que Renunciará Em 28 De Fevereiro.
                O Papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira que renunciará em 28 de fevereiro por "falta de forças", em um discurso pronunciado em latim durante um consistório do Vaticano, informou à AFP o porta-voz da Santa Sé.
              "O Papa anunciou que renunciará a seu ministério às 20H00 (16H00 de Brasília) de 28 de fevereiro. Começará assim um período de 'sede vacante'", afirmou o padre Federico Lombardi, em um anúncio praticamente sem precedentes na história da Igreja Católica.
              "Dois de ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino", afirmou o Papa em latim diante do Consistório do Vaticano, segundo a tradução divulgada pela Santa Sé
               Papa destacou que "no mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, para governar a barca de são Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito". Mas este vigor "diminuiu em mim (nos últimos meses) de tal forma que tenho de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi encomendado", acrescentou o pontífice.
              um livro de entrevistas publicado em 2010, o Papa já havia falado da possibilidade de renunciar caso não tivesse condições de continuar suas atividades. Para expressar a surpresa ante o anúncio da renúncia, o decano dos cardeais, monsenhor Ângelo Sodano, falou de um "trono em um céu sereno".
               O imeiro-ministro da Itália, Mario Monti, disse estar "muito afetado" pelo anúncio.
              O   único precedente da renúncia de um Papa remonta ao ano de 1294, quando Celestino V abdicou antes de ser consagrado. Antes de ser designado Papa, ele havia vivido como um ermitão e não se sentia preparado para assumir o comando da Igreja.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Henrique: Um Potiguar No Topo De Brasília.

Henrique Alves é Eleito Presidente Da Câmara Com 271 Votos.
              Mesmo sendo alvo de uma série de denúncias publicada pela imprensa no último mês, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), elegeu-se no início da tarde desta segunda-feira presidente da Casa. Em votação secreta, o peemedebista obteve 271 votos, enquanto o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) recebeu 165, Rose de Freitas (PMDB-ES), 47, e Chico Alencar (PSOL-RJ), 11. Foram três votos em branco. Participaram da votação eletrônica 497 dos 513 deputados. Para se eleger em primeiro turno, eram necessários pelo menos 249 votos.
            O deputado potiguar, que tem 11 mandatos consecutivos e 42 anos de Câmara, dividirá com o colega de partido Renan Calheiros (AL), eleito na sexta-feira (01) presidente do Senado, o comando da pauta de votações do Congresso pelos próximos dois anos. Os peemedebistas à frente das duas Casas reforçam a posição do PMDB para a sucessão presidencial de Dilma Rousseff - o partido já tem a vice-presidência, com o presidente de honra do partido, Michel Temer.
           Em seu discurso, Henrique Eduardo Alves atribuiu ao "fogo amigo" as denúncias que surgiram contra ele. Nesta segunda-feira, os deputados encontraram em seus gabinetes uma publicação com cópias de reportagens de supostas irregularidades cometidas por Alves no exercício do mandato e até as suspeitas de enriquecimento ilícito. Ele classificou a publicação apócrifa de "pequena", "mesquinha" e de um "comportamento sem cara, sem rosto, clandestino e subterrâneo". Disse ainda que "as labaredas desse fogo amigo não resistem às chuvas de verão".
           O deputado afirmou que, no último mês, quiseram construir um novo Henrique com a publicação das reportagens. "No mês eleitoral, quiseram rediscutir Henrique, quiseram refazer Henrique, construir um outro Henrique", disse. Alves disse que as denúncias não chamuscam o alicerce que construiu em sua vida e defendeu a liberdade de imprensa.
          O deputado do PMDB fez um discurso para o público interno, em defesa do Parlamento. Ele foi aplaudido ao prometer criar uma comissão para analisar propostas sobre o chamado orçamento impositivo para as emendas parlamentares, uma antiga reivindicação dos deputados, que contraria os interesses do governo federal. Com o orçamento impositivo, a presidente Dilma Rousseff não poderá mais segurar a liberação de dinheiro do Orçamento quando se tratar das emendas individuais parlamentares aprovadas na lei orçamentária. 
Críticas
               Henrique Eduardo Alves foi o alvo preferencial dos outros três candidatos. Logo após o pronunciamento do peemedebista, o deputado Júlio Delgado fez um duro discurso em que rebateu todos os pontos da fala do favorito. De improviso, Júlio Delgado disse que "chegou a hora da mudança", de "vencer as práticas políticas que envergonham o Parlamento" e vencer "a politicagem na Casa Legislativa". Intitulando-se o primeiro a se lançar contra a "candidatura única", o deputado do PSB lembrou que a ausência de disputa não permite o debate, a essência do Parlamento. Júlio Delgado criticou inicialmente a proposta de Henrique Eduardo Alves de aprovar o orçamento impositivo. O deputado do PSB lembrou que essa é uma ideia que já se tentou viabilizar no passado sem sucesso. A proposta que considera mais factível, ressaltou, seria a de um contingenciamento parcial do Orçamento, de uma forma que não atingisse todos os recursos das emendas parlamentares
               Primeira candidata a discursar, a deputada Rose de Freitas defendeu maior independência do Parlamento em relação ao Executivo. Ela acusou o Executivo "não respeitar o povo brasileiro", por meio dos seus representantes na Câmara, cobrou a aprovação de um orçamento impositivo.
             "O Poder Executivo não respeita o povo brasileiro. Nunca vi querer um Parlamento forte, somos da base do governo, trabalhamos, queremos que se fortaleça", disse a deputada capixaba, que anteriormente elogiou a presidente Dilma Rousseff.
              A atual vice-presidente da Câmara disse que não quer a Casa dependendo de "pires, de favor". Num discurso voltado para o público interno, Rose de Freitas cobrou a aprovação do orçamento impositivo, ressaltando que essa ideia não é "metáfora de campanha". Ela disse ter apresentado a proposta 18 vezes na Câmara, tendo sido todas elas derrubadas.
             Último a falar da tribuna antes da votação, o deputado Chico Alencar criticou a hegemonia do PMDB no Legislativo. Ele afirmou que o comando das duas Casas nas mãos do partido dificulta o exercício da função fiscalizadora do Congresso. "É um perigo para a democracia brasileira." Segundo ele, isso fará com que o "oficialismo predomine" e o Legislativo renuncie à fiscalização.
            Alencar chegou a dar uma estocada em Henrique Eduardo Alves, ao defender o projeto em tramitação na Casa que proíbe o parlamentar de destinar recursos de emendas ao Orçamento da União para empresas de assessores. Uma das denúncias que pesam contra Alves é por suposto favorecimento à empresa de engenharia de seu assessor, que deixou o cargo após a publicação de reportagem sobre o assunto.