sábado, 14 de agosto de 2010

Resultados dos Institutos de Pesquisa, Praticamente Asseguram a Eleição de Governador e de Senadores.

Garibade, Rodalba e José Agripino, Segundo os Mais Institutos
de Pequisa, Tem Chances de Ganhar a Eleição Já no 1.º Turno.

Na medida em que o tempo vai passando, as pesquisas eleitorais vão detectando sinais de que alguns candidatos possam se garantir com grande probabilidade de serem eleitos no próximo pleito. Basta ver os resultados da ultima pesquisa do IBOPE, a mais nova da praça, que confirma a tendência já verificada em todos os outros institutos de pesquisa que realizaram esse tipo de avaliação eleitoral no Rio Grande do Norte. Claro que o IBOPE é um daqueles de maior credibilidade nesse campo de pesquisa eleitoral e, ao longo do tempo, é o que tem o maior número de acertos.

Com o resultado da pesquisa que o Ibope divulgou agora a pouco no RNTV 1ª edição (InterTV/ Cabugi) a pesquisa com intenções de votos para Governo do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 3% para mais ou pasta menos. Foram ouvidas 812 pessoas, de terça-feira (10) até sexta-feira (13). A candidata democrata, Rosalba Ciarlini continua liderando a pesquisa com 48% das intenções de voto. Em segundo lugar vem o atual governador Iberê Ferreira (PSB) com 20% e em terceiro lugar está o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT) com 12%. Na seqüência vem Sandro Pimentel e Roberto Ronconi com 1% cada. Os indecisos foram 9% e brancos e nulos 8%.

Rosalba Ciarlini - 48%
Iberê Ferreira - 20%
Carlos Eduardo - 12%
Sandro Pimentel - 1%
Roberto Ronconi - 1%
Indecisos - 9%
Brancos e nulos - 8%

Se somarmos os dados dos outros candidatos, percebemos um resultado de 32% de intenções de votos que, acrescidos dos votos atribuídos aos candidatos Sandro Pimentel e Roberto Ronconi, esse total chega a 34% de votos válidos (pesquisados). Ainda assim, a candidata Rosalba Ciarlini ganharia hoje, com uma margem equivalente a 14% de votos. Assim, podemos detectar que as suas possibilidades de ganhar a eleição para o Governo do Estado são bastante cristalinas.

Já no caso dos candidatos ao Senado Federal, segundo dados que o IBOPE pesquisou, as intenções de votos para esses candidatos no Rio Grande do Norte, igualmente caminham para uma definição. Garibaldi Filho (PMDB) vem na frente com 53% das intenções de votos. Em segundo lugar está o senador José Agripino (DEM) com 47% e em terceiro lugar a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) com 38%, seguida de Hugo Manso (PT) com 4%. A margem de erro é de 3% para mais ou pasta menos. Foram ouvidas 812 pessoas, de terça-feira (10) até sexta-feira (13).



Nenhum comentário:

Postar um comentário