Imunização Do Rebanho Vai Permitir Aos Criadores Do RN Terem Liberação Para Comercializar Sem Barreiras Sanitárias.
De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca José Teixeira Júnior, não há um número exato de cabeças de gado, mas os pecuaristas devem procurar imunizar o rebanho.
“A campanha vai seguir até o dia 30 por isso os pecuaristas devem adquirir a vacina e realizar a declaração junto ao Idiarn para termos o número total do rebanho e que também permitirá aos pecuaristas ficarem aptos a receber o milho da Conab”, afirmou o secretário.
A campanha que deveria ter iniciado no mês de maio foi adiada no Rio Grande do Norte deveria ter sido realizada no mês de maio, mas devido à seca que teve a baixa de 40% no rebanho potiguar houve o adiamento.
Segundo o presidente da Anorc, Marcos Aurélio Sá a vacinação do rebanho permitirá aos produtores do Estado receber o selo de imunização do vírus da aftosa e a liberação do Ministério da Agricultura para a comercialização do gado com outros estados.
“Com a liberação das barreiras que impediam a comercialização do gado, temos a expectativa de alavancar a economia rural com a participação em feiras nacionais e uma maior integração na relação comercial com os ouros estados”, disse Marcos Aurélio Sá.
A abertura da campanha aconteceu na manhã desta segunda-feira no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e representantes da Secretaria de Agricultura, Idiarn e dos produtores rurais.
Orientações
• Adquira a vacina com antecedência, pois o calendário não será prorrogado;
• A vacina deve ser comprada apenas em lojas credenciadas pelo IDIARN e Ministério da Agricultura;
• Peça a nota fiscal específica em seu nome e com o CPF ou CNPJ declare a vacinação no escritório da EMATER, IDIARN ou Prefeitura da sua cidade;
• Mantenha o seu cadastro atualizado;
• Nunca compre e nem venda animais sem a Guia de Trânsito Animal (GTA);
Nenhum comentário:
Postar um comentário