domingo, 25 de julho de 2010

Carreatas São Utilizadas Prá Impressionar o Eleitor Que Ainda Não definiu o Seu Voto, Dando a impressão do “Já Ganhou”.

Uma Coisa é a Presença do Povo nas Ruas.
Nos Carros Não se Pode Avaliar o Sucesso do Evento.
Fora o Carro-Chefe, Só se Ver Um a Dois Passageiros Nos Carros.
Na Manchete dos Jornais e dos Blogs: "Um Mar de Gente".


A estratégia de marketing da utilização de carreatas na atual campanha política tem sido empregada com relativa intensidade. Há até alguns grupos que chamam pra si a paternidade desse tipo de evento, considerado por eles como invenção própria e nunca vista no Rio Grande do Norte. Prá falar a verdade, o emprego das carreatas tem tido participação efetiva nas campanhas políticas do Rio Grande do Norte, desde a década de 60. E, pelos estrategistas mais experimentados, se constituem numa verdadeira “tábua de salvação” para candidatos que querem dar uma impressão de superioridade diante de seus concorrentes, arrebanhando militantes, muitas vezes remunerados com o repetível combustível, para dar uma força de presença e de forte engajamento de sua militância.

Prá se sentir a veracidade desses fatos, é só verificar as realizadas na região de Mossoró. Lá é pólo de liderança de determinado grupo político. Aí, o grupo minoritário prá demonstrar presença realiza quase toda semana uma carreata arrebanhando sua militância em centenas de carros prá mostrar que candidato “A” ou “B” está crescendo ou está com sua posição política consolidada na região Oeste do estado.

Nesta semana não poderia ser diferente. Estão sendo realizadas carreatas prá tudo o que é lado. Basta ver a programação dos candidatos e, analisando as pesquisas, sentir que cada um deles quer aproveitar essa estratégia de -questionável- presença de eleitores em suas movimentações. O que o povo quer ver é o “pé no chão”. Aí, sem o poder financeiro dos carros alugados e das falsas impressões de presença de público, a realidade vai aparecer.

Basta ver o que vem acontecendo nesta semana. Nos blogs “chapas brancas”, alimentados pelas assessorias dos candidatos, só se fala em “mar de carros” nesses eventos. É só conferir as fotos a seguir prá a esperteza dos candidatos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário