O servidor público estadual vai continuar recebendo o salário dentro do mês trabalhado. A governadora Wilma de Faria anunciou na manhã de ontem em entrevista à imprensa na Secretaria Estadual de Planejamento, no Centro Administrativo de Lagoa Nova, o calendário anual de pagamento do funcionalismo público. Em janeiro, os salários serão pagos nas próximas quinta (29) e sexta-feiras (30).
"O pagamento de pessoal é uma prioridade que não abrimos mão com a divulgação do calendário de pagamento no início do ano, o servidor pode programar seus gastos", afirmou a governadora. Segundo ela, a folha de pagamento do Estado vem sendo incrementada desde o início do seu governo com a implantação de Planos de Cargo, Carreira e Salário para diversas categorias, beneficiando cerca de 80% dos servidores, sem no entanto ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal que impõe limites ao gasto com pessoal.
A divulgação do calendário de pagamento do Estado também repercute positivamente no comércio. "As pessoas passam a ter certeza do dia do seu pagamento, podendo assumir financiamentos e compromissos com segurança", avalia o presidente da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio), Marcelo Queiroz.
Como vem acontecendo desde o início desse governo, todos os mais de 100 mil servidores, incluindo aposentados e pensionistas, receberão seus vencimentos dentro do próprio mês trabalhado, em dois dias úteis, de acordo com o número final de matrícula.
Segundo o secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, Paulo César Medeiros, somente a folha de janeiro do Executivo representará a injeção de R$ 170 milhões na economia do Estado esta semana. O modelo de pagamento será o mesmo adotado nos anos anteriores.
No primeiro dia de pagamento receberão os servidores com matrículas terminadas em 1,2,3,4 e 5. No dia seguinte será a vez dos funcionários cujas matrículas terminam em 6,7,8,9 e 0. Os vencimentos serão depositados nas mesmas contas bancárias em que os funcionários recebem seus vencimentos habitualmente.
A divulgação antecipada do calendário anual de pagamento também tem sido recebida com entusiasmo pelos servidores. "É uma maravilha saber desde o início do ano quando vamos receber nossos salários, pois assim temos condições de nos programar", afirma o cerimonialista Júlio César Pinheiro.
Há 30 anos no serviço público, ele lembra que, durante muitos anos, os servidores estaduais tinham dificuldade de crédito no comércio em função dos constantes atrasos de pagamento. "Era é uma época terrível, em que nossos salários atrasavam até três meses. Hoje, felizmente, a realidade é outra", destaca Júlio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário